https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A percepção do magistério da rede municipal de Juiz de Fora/Mg sobre a gestão democrática: construções e desafios |
Autor(es): | Eiras, Naiana Silva Vilela |
Orientador: | Martins, André Silva |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Resumo: | Esta pesquisa tematiza a gestão democrática nas escolas públicas de Juiz de Fora/MG a partir da posição do magistério municipal. A motivação para a pesquisa surgiu da experiência da autora como professora nessa rede, em que se pôde observar, em sua prática cotidiana, diferentes formas de gestão escolar e a implementação do princípio da gestão democrática. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção das/os trabalhadoras/es da educação sobre a gestão democrática e como essas construções podem influenciar as práticas de gestão escolar e educacional. Foi aplicado um questionário para o magistério municipal de Juiz de Fora/MG, levantando dados sobre o perfil das pessoas respondentes e suas percepções sobre a gestão democrática. A pesquisa contou com a participação espontânea de 47 docentes, um número que representa uma amostra de um universo de mais de 2.000 profissionais da rede municipal. No plano teórico, o estudo reconhece que o avanço de políticas neoliberais e, por conseguinte, do gerencialismo na educação tende a esvaziar o sentido democrático das práticas de gestão, priorizando metas e resultados em detrimento da participação coletiva e do debate plural. Nessa linha, evidencia a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar — professores, alunos, pais e funcionários — na administração das escolas, promovendo uma educação pública alinhada ao princípio da gestão democrática. A análise dos dados empíricos demonstra que a gestão democrática é amplamente reconhecida como um elemento essencial para a promoção de uma educação de qualidade e para o fortalecimento da escola pública. No entanto, também revelam tensões entre as expectativas dos educadores e as práticas institucionais, especialmente em um cenário de crescente influência de modelos de gestão empresariais na educação |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Gestão democrática Educação pública Magistério municipal Juiz de Fora |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606 |
Fecha de publicación : | 9-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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