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Tipo: Dissertação
Título: Séries de animação brasileiras: expressão e gênero em O Show da Luna, Meu AmigãoZão, e Irmão do Jorel
Autor(es): Prado, Laryssa Gabriele Moreira do
Primeiro Orientador: Silveira Junior, Potiguara Mendes da
Co-orientador: Lopes, Erika Savernini
Membro da banca: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Alvarenga, Nilson Assunção
Membro da banca: Schnider, Carla
Resumo: O debate a respeito das diferentes expressões de gênero ganhou força nos últimos anos e chegou às telas. A indústria cinematográfica tem sido alvo de denúncias de assédio e vem sendo constantemente avaliada em relação à representação e representatividade de gênero em suas produções. Em contrapartida, conteúdos audiovisuais não-sexistas tem surgido, inclusive na animação. Em 2017 foi comemorado o centenário da realização da primeira animação brasileira, setor que apenas recentemente vem se estruturando como uma indústria no país. O presente trabalho analisa, a partir de teorias feministas e da Nova Psicanálise, como é construída a expressão de gênero dos personagens de séries de desenhos animados infantis nacionais produtos da atual fase de crescimento da animação nacional, sendo eles O Show da Luna!, Meu AmigãoZão e Irmão do Jorel. Durante a infância, momento em que a criança está desenvolvendo seus valores, é comum que, por vezes, instituições como a escola, a família e a mídia dividam o mundo entre as “coisas de menina e as coisas de menino”, o que cria um muro quase intransponível entre eles. Determinar o gênero de acordo com padrões impostos socialmente também marginaliza uma diversidade que existe além do sexo biológico. A partir da criação de uma matriz metodológica baseada na Análise Fílmica e no Teste de Bechdel, Teste Russo e Teste CM, e de entrevistas realizadas com Kiko Mistrorigo, Andrés Lieban e Juliano Enrico, criadores das séries analisadas, conclui-se que, mesmo que O Show da Luna!, Meu AmigãoZão e Irmão do Jorel se preocupem em promover a “igualdade” de gênero e apresentem iniciativas nesse sentido, em suas narrativas ainda há a reprodução de alguns estereótipos sobre o “feminino” e o “masculino”. Embora boa parte das personagens femininas rompa com a opressão histórica que recai sobre as mulheres, as séries analisadas ainda distanciam-se de uma representação que vá além da binariedade homem / mulher.
Abstract: The debate over the different expressions of gender has gained momentum in recent years and has come to the fore. The cinematographic industry has been the target of harassment denunciations and has been constantly evaluated in relation to the representation and representativeness of genre in its productions. In contrast, non-sexist audiovisuals have emerged, including in animation. In 2017 was celebrated the centenary of the realization of the first Brazilian animation, which has only recently been structuring itself as an industry in the country. The present work analyzes, from feminist theories and the New Psychoanalysis, how the gender expression of the characters of national children's cartoon series (products of the current national animation growth phase) is constructed, being they Show da Luna!, Meu AmigãoZão, and Irmão do Jorel. During childhood, when children are developing their values, it is common for institutions such as school, family, and the media to sometimes divide the world between "girlish things and boyish things", which creates a wall almost insurmountable between them. Determining gender according to socially imposed standards also marginalizes a diversity that exists beyond biological sex. From the creation of a methodological matrix based on the Film Analysis and the Bechdel Test, Russo Test and CM Test, and interviews with Kiko Mistrorigo, Andrés Lieban and Juliano Enrico, creators of the series analyzed, it is concluded that, even if Show da Luna!, Meu AmigãoZão, and Irmão do Jorel are concerned with promoting "gender equality" and presenting initiatives in this sense, in their narratives there is still the reproduction of some stereotypes about the "feminine" and the "masculine".
Palavras-chave: Animação brasileira
Animação infantil
Série de animação
Desenho animado
Expressão e gênero
Brazilian animation
Children's animation
Animation series
Cartoon
Expression and gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9997
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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