https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9977
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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saviodamatomendes.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Acontecimento: a aula como obra de arte |
Autor(es): | Mendes, Sávio Damato |
Orientador: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Miembros Examinadores: | El-Jaick, Ana Paula Grillo |
Miembros Examinadores: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Miembros Examinadores: | Pucheu Neto, Alberto |
Miembros Examinadores: | Losso, Eduardo Guerreiro Brito |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão sobre a literatura, o fazer artístico, a arte, a aula e a vida. Esses elementos, em particular, por sua abrangência, os três últimos, fundem-se no escopo deste estudo para fundarem o conceito que chamamos pelo nome Acontecimento: a aula como obra de arte. Conceito esse que vem desenvolvendo-se ao longo de séculos, ganhando forma, visibilidade e enunciação, tornando-se matriz de um outro Estrato de Saber, de outra forma de ver, dizer e viver a aula. Em certa medida este trabalho pensa, em especial, por meio da literatura, mas também pensa passando por outras manifestações artísticas, sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo no entendimento do que é aula, culminando na manifestação do referido conceito, que avança através das contribuições de diversos pensadores contemporâneos, como também se constrói sobre os pilares dos pensamentos de antigos mestres como Nietzsche, Foucault, Deleuze e Roland Barthes, dentre outros. Não se trata de uma tentativa de catalogar as diversas formas de dizer o que é aula, tão pouco se trata de um receituário de como fazer uma aula ou a aula como obra de arte. Este trabalho é, antes de tudo, uma tentativa de ser aquilo que diz, ser acontecimento, aula, obra de arte e vida. Portanto, espera-se que o leitor saboreie, pense, conteste, afete e afete-se, para, ao final, seguir o conselho do mestre Nietzsche, nas palavras de Zaratustra, e deixe-nos para encontrar a si próprio. |
Resumen : | This work is a reflection on literature, art, class and life. These elements, in particular, by their scope, the last three, merge in the scope of this study to found the concept that we call by the name Event: the classroom as a work of art. This concept has been developing for centuries, gaining form, visibility and enunciation, becoming the matrix of another Stratum of Knowledge, another way of seeing, saying and living the lesson. To a certain extent this work thinks in particular through literature, but also thinks through other artistic manifestations, about the changes that have occurred over time in the understanding of what is class, culminating in the manifestation of this concept, which advances through the contributions of diverse contemporary thinkers, but also builds on the pillars of the thoughts of old masters like Nietzsche, Foucault, Deleuze and Roland Barthes, among others. It is not an attempt to catalog the various ways of saying what is a lesson, so little is it a recipe of how to do a class or the class as a work of art. This work is, above all, an attempt to be what it says, to be an event, a lesson, a work of art and life. Therefore, the reader is expected to savor, think, challenge, affect, and be affected, in order to ultimately follow the advice of Master Nietzsche, in the words of Zarathustra, and leave us to find himself. |
Palabras clave : | Acontecimento Aula Arte Vida Literatura |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9977 |
Fecha de publicación : | 15-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
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