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Tipo: Dissertação
Título: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas: um estudo de caso sobre comunicação
Autor(es): Regina Netto, Sílvia
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Durán, Paulo Renato Flores
Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora, teve como objetivo analisar os efeitos decorrentes das lacunas existentes na comunicação entre a Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e os alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Os entraves à comunicação, nosso objeto de estudo, foram analisados a partir de dados coletados junto aos calouros, alunos egressos e concluintes do BACH/ICH e os servidores técnico-administrativos em educação lotados na Secretaria do ICH. A pergunta chave desta pesquisa se refere a quais são os efeitos e repercussões decorrentes das lacunas de comunicação entre a Secretaria do ICH e os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e o objetivo consiste na análise dos mesmos. Para tanto, questionários foram aplicados aos três grupos de sujeitos e o conjunto de informações assim obtido serviu para mapear a ocorrência dos entraves que impactam as experiências de calouros e alunos concluintes/egressos da instituição, bem como a rotina de trabalho no setor. Verificou-se que as informações necessárias aos discentes são disponibilizadas, mas que, de modo geral, não são adequadamente acessadas e/ou compreendidas. Também foi possível identificar que experiências anteriores podem facilitar a sua assimilação. Os resultados encontrados são corroborados pelo que descreve a literatura. Medidas como a implementação de fóruns virtuais de discussão, a construção de um manual do aluno do ICH e a criação de um conselho local de graduação, entre outras, são propostas elaboradas a partir desta pesquisa para que se possa, em primeira instância, minimizar as dificuldades e, em última análise, favorecer os trâmites administrativos e o trabalho diário dos servidores lotados no ICH, além de repercutir positivamente no encaminhamento acadêmico dos discentes.
Abstract: This research, done in the Universidade Federal de Juiz de Fora, had the objective of analyzing the resulting effects of the existence of gaps in the communication between the Secretaria do Instituto de Ciências Humanas and the students of Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. The obstacles to communication, our object of study, were analyzed from data collected from freshmen, students and graduates of Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas and the administrative technicians in education allocated in the ICH secretary. The key question of this research refers to the effects and repercussions resulting from communication gaps between the ICH Secretariat and the students of the Interdisciplinary Bachelor in Human Sciences and the objective is to analyze them. Questionnaires were applied to the three groups of subjects and the set of information thus obtained served as a mapping for the occurrence of these obstacles, which impact the experiences of freshmen and graduates of the institution, as well as the routine of work in the sector. It has been found that the necessary information is available, but that in general they are not adequately accessed or understood. It was also possible to identify that previous experiences can favour their assimilation. The results are corroborated by what is described in the literature. Measures such as the implementation of virtual discussion forums, the ICH student manual and the creation of a local graduation council, among others, are proposals, elaborated based on this research, so that in the first instance, it can minimize the difficulties and, ultimately, favour the administrative procedures and the daily work of the servitors allocated in the ICH, as well as to have a positive repercussion in the academic referral of the students.
Palavras-chave: Bacharelado interdisciplinar em ciências humanas
Comunicação
Calouros
Interdisciplinary bachelor in human sciences
Communication
Freshman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9976
Data do documento: 31-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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