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Tipo: Dissertação
Título: Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018
Autor(es): Braga, Letícia de Castro
Primeiro Orientador: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Oliveira, Luiz Ademir de
Membro da banca: Fernandes, Carla Montuori
Resumo: O avanço da tecnologia está mudando as relações entre Mídia e Política. A internet e as redes sociais têm se consolidado como ambientes propícios para a Propaganda Política, antes e durante campanhas eleitorais. A ideia é enfatizar essa percepção, dentro dos estudos que envolvem a centralidade da mídia e como o Campo da Comunicação se tornou arena central para as disputas políticas. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que as redes sociais têm se consolidado como um terreno cada vez mais disputado pelos atores políticos brasileiros, sendo utilizado para a criação e consolidação de personagens e para a realização de Campanha Permanente. Para tanto, a análise terá por objeto o conteúdo das publicações realizadas nas páginas oficiais de quatro dos principais candidatos à presidência da república para o pleito de 2018 na rede social Facebook, antes e durante o período eleitoral. São eles: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT). Pretende-se averiguar “se” e “como” cada um deles fez uso da ferramenta para a construção de personagens políticos, e quais estratégias adotaram, tanto no período de précampanha, quanto no período de campanha. A escolha do objeto, no interior dos debates sobre comunicação, poder e ciberespaço, justifica-se pela instabilidade do momento político atual no Brasil e a relevância de se observar, do ponto de vista teórico, seus desdobramentos. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dela, foi possível analisar separadamente os objetos em dois momentos distintos e identificar os pontos de convergência e divergência na consolidação da imagem que os candidatos buscaram construir diante dos eleitores. O resultado da análise permitiu evidenciar traços personalistas e de Campanha Permanente no conteúdo disseminado por todos os analisados, além de identificar algumas estratégias utilizadas por cada um deles diante de sua posição no contexto político em que estavam inseridos.
Abstract: The advancement of technology is changing the relationship between Media and Politics. The internet and social networks have been consolidated as favorable environments for Political Propaganda before and during election campaigns. The idea is to emphasize this perception within the studies that involve the centrality of the media and how the Field of Communication became the primordial arena for political disputes. In this sense, our argument is based on the hypothesis that social networks have become consolidated as a field increasingly disputed by the Brazilian political actors, being used for the creation and consolidation of characters and for the realization of a Permanent Campaign. To do so, the study object in this analysis will be the content of the publications made in the official pages of four of the main candidates for the presidency of the republic in 2018 election, stem from the social network Facebook, before and during the election period. In particular: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) and Ciro Gomes (PDT). It was sought to find out "if" and "how" each of them made use of these tools to build political characters, and what strategies they adopted, both in the pre-campaign period and in the campaign period. The choice for this object, in particular, aligned within the debates about communication, power and cyberspace, is justified by the instability of the current political moment in Brazil and the relevance of observing, from the theoretical point of view, its unfolding. As a methodological approach, we used the Bardin Content Analysis (1977). From it, it was possible to analyze the objects separately at two different moments and to identify the points of convergence and divergence in the consolidation of the image that the candidates sought to construct in front of - and in the imaginary - of the voters. The result of the analysis made it possible to highlight personalistic and Permanent Campaign traits in the content disseminated by all the subjects analyzed, besides identifying some strategies used by each of them stem from their position in the political context in which they were inserted.
Palavras-chave: Política
Personalismo
Campanha permanente
Facebook
Eleições presidenciais 2018
Politics
Personalistic strategies
Permanent campaign
Facebook
Presidential elections 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9959
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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