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Tipo: Dissertação
Título: O estágio probatório dos docentes no Estado de Rondônia: elementos iniciais para a construção do processo
Autor(es): Costa, Osvalda Marcelino
Primeiro Orientador: Barboza Filho, Rubem
Membro da banca: Santos, IIka Schapper
Membro da banca: Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão busca discutir formas de estruturar práticas iniciais para a elaboração e acompanhamento do Estágio Probatório dos docentes da rede estadual de educação de Rondônia. Em um primeiro momento, realizou-se um estudo de natureza documental, nas normativas federais e estaduais para identificar como o Estágio Probatório é definido. Para a construção do processo de evidências, ainda na primeira etapa da pesquisa, realizou-se contato com os órgãos governamentais de Rondônia e, por meio da lei de acesso à informação, questionou-se sobre o período. A partir da resposta da não execução do estágio, observou-se, em um segundo momento da pesquisa, as legislações dos estado do Amazonas e do Ceará para análise de como esses estados têm conduzido tal período para os seus professores. Esse elemento foi complementado com entrevista com gestores das redes estaduais de ensino desses estados de modo a compreender os principais elementos existentes para a avaliação dos professores dentro das escolas e sua importância para o processo. Ao identificar os elementos centrais existentes nas escolas e nas determinações estaduais, observou-se a necessidade de construção de uma discussão inicial para a conscientização sobre o Estágio Probatório na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC/RO) e possível efetivação do período probatório.
Abstract: The present master’s dissertation is developed in the Professional Master in Education Management and Evaluation of the Public Policy and Evaluation’s Centre of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case intends to discuss ways of structuring initial practices for the development and monitoring of the probationary phase of teachers from the state education network of Rondônia. At first, a documental study of state and federal regulations was carried out to identify how is defined the probationary phase. In the first stage of the research, for building process of the evidences, governmental agencies were contacted and questioned about the probationary phase. By answering of non-execution of the probationary phase, the laws of the Amazonas and Ceará states was observed in a second stage of the research, to analyze how they have conducted such period for their teachers. This element was supplemented by interview with managers of the state education networks in order to understand the main elements existing for evaluation of the teachers within schools and its importance for the process. Identifying the central elements existing in schools and state determinations, was observed a need of construction of initial discussion in the Education Department of Rondônia State (SEDUC/RO) awareness about the probationary phase and possibility of its fulfilment.
Palavras-chave: Estágio probatório
Avaliação docente
Monitoramento
Probationary phase
Teachers evaluation
Monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9957
Data do documento: 31-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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