https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9928
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
veraluciagavioli.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A implementação de programas de educação (em tempo) integral na Coordenadoria de Cacoal (RO) |
Autor(es): | Gavioli, Vera Lucia |
Orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Miembros Examinadores: | Machado, Carla Silva |
Miembros Examinadores: | Sant'Anna, Priscila Fernandes |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/ UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir os três modelos de experiências dos programas de escola (em tempo) integral, implementados em contextos escolares distintos. Face ao exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o contexto de implementação dos três programas de Educação Integral presentes na Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal/RO que são eles: Programa Guaporé de Educação Integral, Programa Integrar e Programa Escola do Novo Tempo. Intenciona-se, a partir da pesquisa, analisar a política pública de Educação Integral, frente aos três programas implementados na CRE. E os objetivos específicos foram definidos como: (i) descrever o processo de implementação da política pública de educação integral na rede pública estadual de Rondônia a partir dos três programas de educação integral, (ii) analisar como estes programas de educação integral foram implementados nas escolas públicas estaduais de Cacoal/RO, investigando os limites e possibilidades, principalmente no que concerne ao tripé de organização do tempo, espaço e currículo nas escolas (iii) propor um Plano de Ação Educacional que se configure como um instrumento sistematizado de apoio para a Coordenadoria Regional de Educação, a fim de organizar e acompanhar os trabalhos nas implementações desses programas nas escolas de tempo integral. Foram realizadas análises dos materiais impressos (documentos, tais como: leis, ofícios, memorandos, circular, relatórios, pareceres) e, entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares e com os coordenadores dos programas de educação (em tempo) integral, lotados na CRE. Com a finalidade de investigar os desafios frente à implementação dos diferentes programas de educação (em tempo) integral, utilizamos a pesquisa qualitativa e como instrumentos da pesquisa realizamos entrevistas. Como referencial teórico buscamos as reflexões de CONDÉ (2012, 2016), (COELHO (1997, 2017), ) que analisam os desafios na implementação e gestão de políticas públicas em prol da educação integral; MOLL ( 2008), CAVALIERE (2002, 2007) que discutem a organização do tempo, espaço e currículo na escola de tempo integral. Os resultados da pesquisa apresentam que a pouca apropriação e o entendimento por parte dos gestores, com relação ao próprio modelo do programa implementado na escola, geram conflitos. Ainda, ficou evidenciado pouca sistemática de acompanhamento por parte da equipe da Seduc e da CRE, juntos as escolas dos Programas Guaporé e Integrar, no que diz respeito ao acompanhamento e avaliação dos programas implementados. E, observado também a estrutura física inadequada às exigências dos três programas implementados nas escolas, falta de recursos humanos para desenvolverem as atividades (parte diversificada) do programa Guaporé e, por fim, falta de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades dos programas Guaporé e Integrar. Neste sentido, a proposta do Plano de Ação Educacional (PAE) foi pensada com ações que envolvem os diversos atores escolares, principalmente aos gestores para tomadas de decisões acerca da política educacional proposta. |
Resumen : | The present dissertation was developed in the Professional Master's degree in Education Management and Assessment (PPGP – Professional postgraduation program) of the Center for Public Policy and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied will discuss the three types of experience of all-day school program applied in different school contexts. In view of the above, the main objective of this research is to understand the context of implementation of the three ongoing Integral Education programs in the Regional Coordination of Education (CRE) of Cacoal - RO, the programs are: Guaporé Program of Integral Education, Integrar Program and Escola do Novo Tempo Program (New Time School Program). Based on the research, it is intended to analyze the public policy of Integral Education face to the three implemented programs in the CRE. And the specific objective were stablished as: (i) to describe the implementation process of integral education public policy's in the state public school of Rondônia from the three integral education programs, (ii) to analyze how these integral education programs were implemented in the state public schools of Cacoal - RO, by studying the limits and possibilities, specially regarding the support organization of time, space and curriculum in schools, and (iii) to propose an Educational Action Plan (PAE) as a systematic mechanism of support for the Regional Coordination of Education in order to organize and monitor the work in the implementation of these programs in all-day schools. It was carried out analyzes of printed material (documents, such as: laws, letters, memorandum, circular, reports, reviews) and semi-structured interview with the school manager and the coordinator of integral (all-day) education program. In order to investigate the challenges, face the implementation of the different integral (all-day) education program, we use qualitative research and as a survey mechanism we use interviews. The theories of CONDÉ (2012, 2016), (COELHO (1997, 2017) about the challenges in the implementation and management of public policies in favor of integral education; and MOLL (2008), CAVALIERE (2002, 2007) about the organization of time, space and curriculum in allday school were used as theoretical reference. The research results show that the managers lack of use and understanding of the program implemented in the school results in conflict. Regarding the monitoring and evaluation of the implemented programs there was also little systematic monitoring by the staff of Seduc and CRE, along with the schools of the Guaporé and Integrar Programs. And, we observed also the unsuitable physical structure to the three programs implemented in the schools, the lack of human resources to develop the activities (diversified) of the Guaporé program and, at last, the lack of financial resources to develop the activities of the Guaporé and Integrar programs. In this sense, the Educational Action Plan (PAE) proposal was conceived with actions that involve the various school actors, mainly the managers for a decision making about the proposed educational policy. |
Palabras clave : | Escola de tempo integral Políticas de educação integral Políticas públicas All-day school Integral education policy Public policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9928 |
Fecha de publicación : | 21-ene-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.