Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9927
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thalitabarbosapinto.pdf917.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Processos de trabalho realizados pela equipe de campo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd
Author: Pinto, Thalita Barbosa
First Advisor: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute os processos e dinâmicas desenvolvidas pela Equipe de Campo do CAEd/UFJF a partir das dificuldades apontadas pelos membros da própria Equipe. Os objetivos definidos para este estudo foram: (i) descrever criticamente as atividades realizadas pela Equipe de Campo; (ii) identificar e analisar possíveis fragilidades e problemas que dificultam o processo de aprendizagem das atividades realizadas e sua execução e (iii) propor ações na tentativa de buscar meios de minimizar as fragilidades encontradas na pesquisa. Assumimos como hipóteses que questões como: a falta de formação específica e a ausência de experiência em executar atividades similares, ao assumir o cargo de Assistente de Avaliação; a preparação para a realização das atividades e a forma como a equipe se apropria das informações referentes às novas atividades que devem executar, são fatores que dificultam o entendimento dessas tarefas. Para tanto, utilizamos, como metodologia de produção de dados, a aplicação de um questionário aos membros da Equipe, que contou com perguntas voltadas à identificação do perfil exigido para a contratação dos colaboradores, à percepção dos colaboradores em relação à organização dos processos de trabalho para a execução das tarefas e também à postura da Coordenação em relação à melhoria dos processos de trabalho da Equipe. Também realizamos entrevista semiestruturada com a Coordenadora responsável por esta Equipe, buscando angariar informações que possam servir de base para elaborar estratégias com vista a reduzir os problemas identificados na pesquisa. Sob o aporte teórico de Gonçalves (2000a), Paim et al. (2009) e Junior et al. (2012), foram discutidos os conceitos de processos, processos empresariais e organização das empresas em processos, buscando que as pessoas trabalhem de forma diferente, por meio da valorização do trabalho em equipe, da cooperação, da responsabilidade individual e mediante a vontade de fazer um trabalho melhor. Diante disso, visando minimizar as dificuldades identificadas por esta pesquisa, propôs-se um Plano de Ação Educacional (PAE), composto de estratégias executáveis pela Equipe de Campo do CAEd/UFJF para aprimoramento das atividades, mediante identificação dos problemas referentes aos processos realizados pela Equipe.
Abstract: The present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Assessment of Public Education (PPGP) of the Education Public Policies and Educational Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied discusses the processes and dynamics developed by the CAEd/UFJF Field Team based on the difficulties pointed out by the Team members themselves. The objectives defined for this study were: (i) to critically describe the activities carried out by the Field Team; (ii) identify and analyze possible fragilities and problems that hamper the learning process of the activities carried out and their execution and (iii) propose actions in an attempt to find ways to minimize the weaknesses found in the research. We assume as hypotheses that issues such as: lack of specific degree and lack of experience, in performing similar activities, when assuming the position of Evaluation Assistant; the preparation for the accomplishment of the activities and the way in which the team appropriates the information regarding the new activities that must execute are factors that make difficult the understanding of these tasks. To do so, we used, as a methodology for data production, the application of a questionnaire to Team members, which had questions aimed at identifying the profile required for the hiring of employees,the perception of employees in relation to the organization of work processes for the execution of the tasks and also the position of the Coordination in relation to the improvement of the work processes of the Team. We also conduct semi-structured interview with the Coordinator responsible for this Team seeking to gather information that may serve as a basis for developing strategies to reduce the problems identified in the research. Under the theoretical contribution of Gonçalves (2000a), Paim et al. (2009) and Junior et al. (2012), we discussed the concepts of processes, business processes and organization of companies in processes, seeking people to work differently, through the valorization of teamwork, cooperation, individual responsibility and willingness to do a better job. Therefore, in order to minimize the difficulties identified by this research, an Educational Action Plan (PAE), composed of strategies implemented by the CAEd/UFJF Field Team, was proposed to improve the quality of the activities by identifying the problems related to the processes carried out by the Team.
Keywords: Processos
Organização de empresas em processos
CAEd
Processes
Organization of companies in processes
CAEd
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9927
Issue Date: 31-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.