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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Ary Ferreira dos-
dc.contributor.referee2Silva, Raphaela Reis Conceição Castro-
dc.creatorPlácido, Eliel Carlos Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-06T19:11:49Z-
dc.date.available2019-04-23-
dc.date.available2019-05-06T19:11:49Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9912-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa cujos resultados são aqui apresentados teve como objetivo identificar o estilo de liderança adotado pelos gestores de um curso de idiomas, na percepção dos próprios gerentes e de seus liderados. A base teórica fundamentou-se, principalmente, em Rensis Likert e Patrícia Pitcher, estudiosos da liderança que propõem taxonomias para classificar os estilos gerenciais. Com base nas classificações por eles propostas, foi elaborado um questionário, o qual foi aplicado nos funcionários da empresa estudada e nos gerentes. Outro método de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista com a sócia-gestora. A pesquisa contou, ainda, com análise de documentos internos da organização. Os resultados obtidos revelam que, segundo a taxonomia de Likert, os funcionários classificam o estilo de seus gerentes em uma posição entre o consultivo e o participativo. Os líderes também revelaram uma percepção sobre o próprio comportamento de liderança bem próxima da que foi manifesta pelos liderados. Já na classificação proposta por Pitcher, tanto os trabalhadores como os gerentes manifestaram perceber a predominância do estilo denominado “artesão”, com alguma influência do “artista”. Não foi apontada a manifestação dos estilos autocrático (Likert) ou tecnocrático (Pitcher), o que se revela um aspecto favorável à consecução da estratégia adotada na organização, a qual procura ser, como declarado pela sócia-gestora, marcadamente empreendedora. Foram apontados, todavia, alguns pontos discrepantes na percepção dos liderados e dos líderes, os quais, embora não tenham se manifestado em uma intensidade muito significativa, podem servir de subsídio para ações de desenvolvimento gerencial da organização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO estilo de liderança dos gestores de um curso de idiomas, na percepção dos gerentes e de seus lideradospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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