https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9760
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marlucioedsonpereira.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O baixo percentual de conclusão das etapas da educação básica: o caso do Centro Estadual de Educação Continuada de Itamarandiba |
Autor(es): | Pereira, Marlúcio Édson |
Primeiro Orientador: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Pazello, Elaine Toldo |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso abordado teve como objetivo principal compreender os fatores extra e intraescolares que contribuíram para que os alunos que se matricularam no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Itamarandiba, nos anos de 2014 a 2016, não dessem continuidade aos estudos. O interesse pela temática iniciou devido ao fato de que, no decorrer dos anos letivos, um quantitativo aproximado de 37,0%, do total de alunos que se matriculavam, não davam continuidade aos estudos. Para a realização da pesquisa foram expostos os fatores extra e intraescolares que conduzem à descontinuidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva de autores que abordam essa temática e depois foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa amostral, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado aos professores, à especialista e aos alunos que não deram continuidade aos estudos nos anos de 2014 a 2016. Os resultados obtidos demonstraram uma grande proximidade com o referencial teórico utilizado, que há fatores externos e internos à escola que contribuem para que a descontinuidade aconteça. Os fatores mais apontados foram falta de tempo para estudar, cansaço, jornada excessiva de trabalho e gravidez (extraescolares); material didático-pedagógico e metodologia utilizados, currículo que não atende às especificidades e necessidades dos alunos e o perfil dos professores que atuam nessa modalidade de ensino (intraescolares). Esses fatores foram apontados tanto pelos educadores quanto pelos alunos, assim demonstrando que todos os participantes possuem percepções semelhantes acerca da temática em questão. Por meio dos dados obtidos foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), cujo objetivo é propor ações que minimizem esse problema relacionado à descontinuidade dos estudos. Entre as ações propostas nesse instrumento de intervenção, estão o monitoramento da frequência dos alunos, reestruturação do material didático-pedagógico, investimento na relação professor/aluno por meio de capacitações e a oferta de minicursos, oficinas e palestras relacionadas ao mercado de trabalho. |
Abstract: | This work was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The main objective of the case study was to understand the extra and intraschool factors that contributed to the fact that students who enrolled in the State Continuing Education Center - Cesec of Itamarandiba, from 2014 to 2016, did not continue their studies. Interest in the subject began due to the fact that, during the academic years, an approximate amount of 37.0% of the total number of students enrolled did not give continuity to the studies. In order to carry out the research, the extra and intraschool factors that lead to the discontinuation in the EJA were presented, from the perspective of authors that approach this subject and afterwards a qualitative field survey was carried out, having as a data collection instrument a questionnaire addressed to the teachers, to the Specialist and to the students who did not continue their studies in the years 2014 to 2016. The results obtained demonstrated, in accordance with the theoretical framework used, that there are external and internal factors that contribute to the discontinuity. The most pointed factors were lack of time to study, fatigue, excessive work and pregnancy (extracurricular); pedagogical material and methodology used, curriculum that does not meet the specificities and needs of the students and the profile of the teachers who work in this type of teaching (in-school). These factors were pointed out by both educators and students, thus demonstrating that all participants have similar perceptions about the subject matter. Through the obtained data, an Educational Action Plan (PAE) was elaborated, whose objective is to propose actions that minimize this problem related to the discontinuity of the studies. Among the actions proposed in this intervention instrument are the monitoring of student attendance, restructuring of didactic-pedagogical material, investment in the teacher / student relationship through training and the provision of mini-courses, workshops and lectures related to the labor market. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Fatores extra e intraescolares Descontinuidade Youth and adult education Extra andintraschoolfactors Discontinuity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9760 |
Data do documento: | 30-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.