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dc.contributor.advisor1Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718307T8pt_BR
dc.contributor.referee2Calderón, Adolfo Ignacio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775199J0pt_BR
dc.creatorFrade, Álisson Frances Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133741Z5pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T11:35:58Z-
dc.date.available2019-04-05-
dc.date.available2019-04-11T11:35:58Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9759-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This management case has the general purpose of proposing actions to invigorate the creation process of knowledge since we detected difficulties and inconsistencies in the pedagogical development at this institution. Besides, we have as specific objectives: i) describe the High School context of the researched unity; i) analyze the national and regional public policies directed for the High School; iii) study the projects from this institution; iv) propose an Educational Action Plan. We assume as a hypothesis that it is necessary to improve the development of the cognitive structures at this institution because the educational indicators show that most of the students have to achieve the essentials skills for the pedagogical process. To do so, we use, as methodology, the bibliography study and document analysis; and the field research, through questionnaires and focal groups. This method aims to understand the teachers’ and students’ opinions. The theory used for this study was based on the researches of: Borba (2011), Condé (2012), Crinkrut, Carreia e Cintra (2013), Klein e Fontanive (2009), Mainardes (2006), Melo e Duarte (2011), Oliveira (2016), Riani (2013), Santos e Oliveira (2013) e Simões (2011). Those authors have studied the implementation of public policies in different contexts. We emphasize that it is important the autonomy of the educational actors, combined with a democratic and participative management. Those characteristics are significant to overcome the fragilities and to adapt to the educational community’s peculiarities. Through that, it will be possible to contribute to the formation of reflexive citizens, aware of their duties and social rights.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão tem como objetivo geral propor ações para dinamizar o processo de construção do conhecimento em uma escola mineira, visto que detectamos fragilidades e inconsistências no desenvolvimento pedagógico desta instituição. Ademais, também temos como objetivos específicos: i) descrever o contexto do Ensino Médio e da unidade escolar pesquisada; ii) analisar as políticas públicas nacionais e estaduais para o Ensino Médio; iii) estudar os projetos deste educandário; e iv) propor um Plano de Ação Educacional. Assumimos como hipótese que é preciso melhorar o desenvolvimento das estruturas cognitivas nesta escola, uma vez que os indicadores educacionais demonstram que a maioria dos alunos necessita de concretizar a formação de habilidades e competências essenciais para o processo pedagógico. Para tanto, utilizamos, como percurso metodológico, a análise bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo, a partir de questionários e grupos focais, com vistas a entender a visão dos docentes e discentes desta escola. O referencial teórico, que respalda este estudo, foi constituído por meio das reflexões de Borba (2011), Condé (2012), Crinkrut, Carreia e Cintra (2013), Klein e Fontanive (2009), Mainardes (2006), Melo e Duarte (2011), Oliveira (2016), Riani (2013), Santos e Oliveira (2013) e Simões (2011). Tais autores realizaram importantes estudos sobre o processo de implementação de políticas públicas em diferentes contextos. Ressaltamos que é necessária a autonomia dos atores educacionais, articulada a uma gestão democrática e participativa, para superar fragilidades e atender às peculiaridades da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes dos deveres e direitos sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectProjetos escolarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectEducational projectspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO caso de intervenção educacional para o ensino médio de uma escola em Dionísio/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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