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Clase: Dissertação
Título : Desafios na utilização das tecnologias digitais em uma escola estadual de Divinópolis (Minas Gerais)
Autor(es): Borba, Kenio Cristino
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os desafios vivenciados na utilização das tecnologias digitais na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, localizada em Divinópolis-MG. O trabalho foi desenvolvido a partir da descrição do caso de gestão, tendo em vista o cotidiano profissional do autor, a análise documental de legislações e normatizações escolares e a identificação de evidências na EEDAV por meio da aplicação de um questionário aos docentes da unidade de ensino. Foi identificada uma situação de subutilização das TIC nas práticas de ensino e aprendizagem da Escola Estadual Dona Antônia Valadares. Diante disso, com vistas à elucidação do problema descrito, buscou-se embasamento em referenciais teóricos capazes de fundamentar a análise das informações que foram colhidas. Entre os autores estudados destacam-se Reis (2014), Levy (1999), Rojo (2013) e Freitas (2015), que promovem discussões sobre a relação estabelecida entre as tecnologias digitais e a sociedade contemporânea. Nesta dissertação também foram descritas experiências exitosas na utilização das TIC nas escolas. Buscando refletir sobre os desafios para a inserção das TIC nas práticas pedagógicas. O presente trabalho também tomou como base estudos de pesquisadores como Belloni (2012), Cappelletti et al (2007), Estevão e Passos (2015). A fim de entender as causas desta situação de subutilização tecnológica, realizou-se coleta de dados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado. Os relatos obtidos apontaram problemas como deficiências na formação inicial dos professores, falta de investimento da rede de ensino em capacitações para o uso pedagógico das TIC, falhas de infraestrutura e equipamentos, além de desmotivação docente para a aplicação didática das Tecnologias de Informação e Comunicação. A análise dos depoimentos colhidos tornou possível a produção de um Plano de Ação Educacional que propõe medidas estruturadas, principalmente, com vistas ao aprimoramento da formação técnica e pedagógica dos professores e supervisores escolares para o uso didático das TIC; e à reformulação do Projeto Político Pedagógico da EEDAV, agregando a ele atividades interdisciplinares para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação. Com isso, busca-se contribuir para a superação dos desafios identificados na pesquisa, colaborando, assim, para o aprimoramento da situação gerencial diagnosticada.
Resumen : This dissertation was developed in the context of the Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação of the Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discusses the challenges experienced in the use of digital technologies in Escola Estadual Dona Antônia Valadares, located in Divinópolis-MG. The work was developed from the description of the management case, considering the professional daily life of the author, the documentary analysis of legislation and school norms and the identification of evidence in EEDAV through the application of a questionnaire to the teachers of school. A situation of underutilization of technologies in the teaching and learning practices of Escola Estadual Dona Antônia Valadares was identified. Therefore, in order to elucidate the described problem, we sought to base theoretical references capable of supporting the analysis of the information that was collected. Among the authors studied are Reis (2014), Levy (1999), Rojo (2013) and Freitas (2015), who promote discussions about the established relationship between digital technologies and contemporary society. This dissertation also described successful experiences in the use of technologies in schools. The present work also draws on studies of researchers such as Belloni (2012), Cappelletti et al (2007), Estevão & Passos (2015). In order to understand the causes of this situation of technological underutilization, data collection was done through a semi-structured interview. The reports obtained pointed out problems such as deficiencies in the initial training of teachers, lack of investment of the teaching network in training for the pedagogical use of technologies, infrastructure and equipment failures, and teacher demotivation for the didactic application of Information and Communication Technologies. The analysis of the collected statements made possible the production of an Educational Plan that proposes structured measures, mainly with a view to improving the technical and pedagogical training of teachers and school supervisors for the didactic use of technologies; and to the reformulation of the Projeto Político Pedagógico of EEDAV, adding to it interdisciplinary activities for the pedagogical use of Information and Communication Technologies. With this, it seeks to contribute to overcome the challenges identified in the research, thus contributing to the improvement of the diagnosed management situation.
Palabras clave : Novas tecnologias
Tecnologias da informação e comunicação
Prática docente
Tecnologia e educação
New technologies
Information and communication technologies
Teaching practice
Technology and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9756
Fecha de publicación : 29-oct-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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