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Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades de utilização pedagógica de softwares livres educacionais nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete
Autor(es): Pereira, Marco Antonio
Primeiro Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Ferreira, Simone de Lucena
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a utilização de softwares livres educacionais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Conselheiro Lafaiete (MG). Para isso, foram apresentados os cenários de implementação das políticas públicas federais e estaduais que visavam à distribuição de computadores e recursos tecnológicos, além da formação de professores para a utilização de sistemas operacionais e de softwares livres educacionais. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar e analisar as iniciativas e experiências dos professores na utilização de softwares livres educacionais nos processos de ensino e de aprendizagem, além de identificar os problemas que impedem o uso efetivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pergunta norteadora da referida pesquisa foi a seguinte: Quais são as possibilidades para a utilização pedagógica de softwares livres educacionais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais da SRE de Conselheiro Lafaiete? Trata-se de uma pesquisa cuja metodologia foi qualitativa e que utilizou questionários como instrumentos de produção de dados, os quais foram respondidos pelos técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), pelos gestores das escolas estaduais da circunscrição da SRE e pelos professores que se destacaram na utilização dos softwares livres educacionais. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de: Almeida e Valente (2016); Bonilla (2012), (2014); Bonilla e Pretto (2015); Freitas (2015); Pretto e Pinto (2006); Pretto (2013), (2013a); Silveira (2004), (2005); além de outros que abordam o uso das TDIC e dos softwares livres educacionais associados à formação docente. As evidências apontaram que, dadas as condições precárias do contexto em questão, as funções do NTE de Conselheiro Lafaiete relacionadas ao suporte técnico em informática e às formações dos professores não foram suficientes para a efetiva incorporação das TDIC às práticas docentes. Os resultados da pesquisa indicaram que os softwares livres educacionais possuem diversas características com potencial para utilização nos processos de ensino e de aprendizagem. Seguindo a filosofia do movimento do software livre que propõe trabalho em equipe, colaboração, voluntariado e benefício de todos, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE) visando a atuação do discente como parceiro de sua escola no Projeto ‘Aluno Monitor’, a valorização e a divulgação por meio de seminários regionais das experiências exitosas entre os gestores e professores e a ampliação da oferta de formações continuadas entre os pares na própria escola ou utilizando-se dos recursos da educação à distância.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the use of free educational software in the teaching and learning processes in state schools of the Superintendência Regional de Ensino (SRE) in the city of Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais state. For this, the scenarios were presented for the implementation of federal and state public policies aimed at the distribution of computers and technological resources, besides the training of teachers for the use of operating systems and free educational software. The objective defined for this study were to investigate and analyze the initiatives and experiences of teachers in the use of free educational software in the teaching and learning processes, besides identifying the problems that hinder the effective use of the Digital Technologies of Information and Communication (DTIC). The guiding question of this research was the following: What are the possibilities for the pedagogical use of free educational software in the teaching and learning processes in the state schools of Conselheiro Lafaiete SRE? It is a research whose methodology was qualitative and that used questionnaires as instruments of data production, which were answered by the technicians of the Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), by the managers of the state schools of the circumscription of SRE and by the teachers who excelled in the use of free educational software. As a theoretical reference, were used the following studies: Almeida e Valente (2016); Bonilla (2012), (2014); Bonilla e Pretto (2015); Freitas (2015); Pretto e Pinto (2006); Pretto (2013), (2013a); Silveira (2004), (2005); as well as others that approach the use of the DTIC and the free educational software associated with teacher education. The evidence showed that, given the precarious conditions of the context in question, the Conselheiro Lafaiete NTE functions related to computer technical support and teacher training were not sufficient for the effective incorporation of the DTIC into teaching practices. The results of the research indicated that free educational software has several characteristics with potential for use in the teaching and learning processes. Following the philosophy of the free software movement that proposes teamwork, collaboration, volunteering and the benefit of all was presented a Educational Action Plan (EAP) aiming at the performance of the student as partner of his school in the Project “Aluno Monitor”, the promotion and dissemination through regional seminars of successful experiences between managers and teachers and the expansion of the provision of continuing education among peers in the school itself or through the use of distance education resources.
Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Softwares livres educacionais
Formação continuada
Digital technologies of information and communication (DTIC)
Free educational software
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9754
Data do documento: 29-Ago-2018
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