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Tipo: Dissertação
Título: Uma escola pública inclusiva: novos paradigmas, novas perspectivas
Autor(es): Vieira, Paulo Afonso
Primeiro Orientador: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF). O caso de gestão pesquisa e discute de que forma os fatores, principalmente, os intraescolares, contribuem para a construção de ambientes de aprendizagem favoráveis à inclusão, na perspectiva da formação de uma sociedade inclusiva, acolhedora e justa. Partindo do acolhimento e do atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais e às suas famílias, no âmbito da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque de Lima Duarte/MG, pretendemos apresentar um panorama atual da política de inclusão. O objetivo geral da pesquisa é, portanto, propor ações pedagógicas no sentido de realizar intervenções possíveis e necessárias para as dificuldades levantadas, valorizando e aperfeiçoando as práticas positivas já existentes. Para isso, identificamos como a educação inclusiva é desenvolvida e como ela acontece na escola pesquisada. A partir do acolhimento, primeiro contato de estudantes com a escola e porta de entrada para o processo de inclusão, acompanhamos o desenvolvimento das ações inclusivas. Assumimos como hipótese que a escola procura praticar as premissas de uma educação inclusiva e apresenta algumas evidências nesse sentido. Para tanto, utilizamos como metodologia: o levantamento de dados do censo escolar, junto ao Ministério de Educação, bem como do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e a pesquisa de campo, com o objetivo de analisar a cultura de inclusão existente na escola em foco. Foi nossa pretensão verificar a implantação das políticas de educação inclusiva, relacionandoas às práticas realizadas na instituição. Analisamos os materiais desenvolvidos, criados, produzidos e confeccionados na própria Escola. Seguindo também as orientações do material “Index para a Inclusão”, de Booth e Ainscow (2011), apresentamos a análise das falas dos atores escolares, sobre a inclusão na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, por meio da realização de grupos focais com os diversos atores envolvidos. No capítulo 3, apresentamos um Plano de Ação Educacional, visando contribuir para o contexto pesquisado.
Abstract: The present dissertation is developed within the scope of the master's degree of Federal University of Juiz de Fora. The present case of management intends to research and discuss how the factors, mainly intra-school, contribute to the construction of learning environments conducive to inclusion, from the perspective of forming an inclusive, welcoming and fair society. Starting from the reception and attendance to the students with special educational needs and to the disabled and their families, in range of Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque of Lima Duarte/MG, we intend to present a current overview of the inclusion policy. The general objective is to propose pedagogical actions in order to make possible and necessary interventions for the difficulties raised, valuing and improving existing positive practices. To that end, we will identify how inclusive education is developed and how it happens in the researched school, understanding the factors, that influence this process. From the reception, first contact of students with the school and gateway to the inclusion process and consequently to the learning process, we will follow the development of inclusive actions. We assume as hypothesis that the school tries to practice the premises of an inclusive education and presents some evidence in this sense. To do so, we use as methodology: the data collection of the school census, together with the Ministry of Education, as well as the Minas Gerais School Administration System (Simade) of the State Secretariat of Education of Minas Gerais and the field research with the objective of analyze the culture of inclusion in the school in focus, aiming also to verify the implementation of inclusive education policies, relating the practices performed in the institution. Through interviews with school users and servers and in the daily observations of the school, using as a methodological technique the "Focus Group" and as instruments to support inclusion will also be presented materials developed, created, produced and made in the School itself. Following part of the guidelines of the "Index for Inclusion" material Booth and Ainscow (2011), we will present the analysis of the opinion of people in the School Community, about how inclusion is happening at Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque.
Palavras-chave: Inclusão
Estudantes com necessidades educacionais especiais
Equidade
Inclusion
Students with special educational needs
Equity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9753
Data do documento: 27-Jul-2018
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