Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9751
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mirlenerioseliasfernandes.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A conclusão do Módulo I nos componentes curriculares da EJA: um desafio para a gestão escolar do CESEC de Formiga (MG)
Author: Fernandes, Mirlene Rios Elias
First Advisor: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Leite, Sandra Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa visou compreender os motivos que levam ao elevado índice de não conclusão no Módulo I dos componentes curriculares do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Continuada de Formiga (CESEC). Os objetivos específicos foram: i) descrever criticamente a realidade do CESEC de Formiga, apresentando o problema da não conclusão do Módulo I enquanto desafio maior para a promoção da escolaridade de seus alunos; ii) identificar e analisar os fatores que contribuem para o problema; iii) elaborar um plano de ação educacional (PAE) para a superação dos problemas diagnosticados. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de geração de dados a entrevista semiestruturada, com os profissionais da escola, e o questionário, aplicado a alunos. A partir da análise dos dados, constatou-se que a razão mais apontada para a não permanência no centro é a dificuldade em conciliar as responsabilidades da vida adulta com os estudos. Dentre os fatores intraescolares, observou-se a necessidade de se investir na melhoria da qualidade do acolhimento e da construção do vínculo com o centro, o que enseja a revisão dos procedimentos de matrícula, do material didático utilizado e aspectos do processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na reformulação do Módulo I e na promoção de momentos coletivos de aprendizagem. Dessa forma, procedeu-se à apresentação de um Plano de Ação Educacional, propondo ações que possam auxiliar a gestão a minimizar o problema detectado, visando ao gradativo aumento dos índices de conclusão no Módulo I, por meio de inovações no PPP do Centro e no fazer pedagógico.
Abstract: The present dissertation was conducted in the context of the Professional Postgraduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research aimed to understand the reasons that lead to the high index of non-completion in Module I of the curricular components of Elementary and High School of the State Center for Continuing Education of Formiga (CESEC). The specific objectives were: i) to critically describe the reality of CESEC of Formiga presenting the problem of not completing Module I as a major challenge to promote the schooling of its students; ii) Identify and analyze the factors that contribute to the problem; iii) elaborate an educational action plan (SAP) to overcome the diagnosed problems. Therefore, the qualitative research used as data generation, tools the semi-structured interview with the professionals of the school and the questionnaire with the students. From the analysis of the data, it was verified that the reason most indicated for the non-permanence in the center is the difficulty to conciliate the adult life’s responsibilities with the studies. Among the in-school factors, it was observed the need to invest in improving the quality of the host and building the bond with the center, which leads to a review of the enrollment procedures, the didactic material used and aspects of the teaching and learning process , with emphasis on reformulating Module I and promoting collective learning moments. Thus, an Educational Action Plan was presented proposing actions that could help the management to minimize the detected problem, aiming at the gradual increase of the completion index in Module I through innovations in the Center's PPP and in the pedagogical doing.
Keywords: EJA
Ensino semipresencial
CESEC
Vínculo escolar
Acolhimento
EJA
Blended education
CESEC
School bond
Host
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9751
Issue Date: 29-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.