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Tipo: Dissertação
Título: Polos de educação integral e integrada: propostas, contribuições e desafios à implantação do Projeto Escola de Helena na Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG
Autor(es): Magalhães, Cláudio
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida texto foi desenvolvido como requisito parcial para a obtenção do título de mestre, no curso Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão que foi analisado teve como objetivo investigar o processo de implementação de um Polo de Educação Integral e Integrada e quais os obstáculos e aprendizados podem advir de uma experiência como esta. Destacamos o histórico dos projetos de Educação Integral em âmbito nacional, estadual e da Superintendência Regional de Ensino – SRE Metropolitana B e como se deu esta iniciativa em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA). Utilizamos a metodologia da abordagem qualitativa de um estudo de caso e dentro deste conceito propomos realizar, para a coleta de dados, entrevistas com os gestores e profissionais das escolas estaduais que compõem o Polo, assim como com o Gestor da FHA e os profissionais desta instituição que atuam com a Educação Integral. Fizemos também análise documental e buscamos diálogo com os textos de autores que tratam da temática da educação integral, tais como; Coelho (1997), Isabel Alarcão (2001), Ana Maria Cavaliere (2002, 2009), Antônio Sérgio Gonçalves (2006), Jaqueline Moll (2008, 2012 e 2014) Linhares e Coelho (2008), Isa Maria F. R. Guará (2009), Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho e Dayse Martins Hora (2009), Andreia Fonseca L. da Costa (2010), Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita e Cleonice Borges Ribeiro Faria (2013) e Victor Paradela (2016). Este trabalho surgiu a partir das seguintes questões de pesquisa: Como se deu a implementação deste Polo de Educação Integral? Quais as propostas, contribuições e os limites de atuação deste Polo e dos Gestores das escolas que dele participam? O Objetivo Geral desta dissertação é compreender quais as contribuições e os limites gerados pela implementação de um Polo de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff para atendimento de alunos das escolas do município de Ibirité. Já os objetivos específicos serão descrever o processo de implementação deste Polo, analisar as estratégias para organização e desenvolvimento das ações de atendimento no contra turno às escolas envolvidas e propor um Plano de Ação Educacional que se configure em um instrumental de apoio para as SRE e a SEE/MG no caso da possibilidade de implementação de outras experiências como estas junto às unidades escolares de sua jurisdição.
Abstract: This dissertation was developed as a partial requirement to obtain a master's degree in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case that was analyzed had as objective to investigate the process of implementation of a Pole of Integral and Integrated Education and what obstacles and learning can come from an experience like this. We highlight the history of the projects of Integral Education at national, state and Regional Superintendence of Education - Metropolitan SRE and how this initiative was developed in partnership with the Helena Antipoff Foundation (FHA). We used the methodology of the qualitative approach of a case study and within this concept we propose to carry out, for data collection, interviews with the managers and professionals of the state schools that make up the Polo, as well as with the FHA Manager and the professionals of this institution which work with Integral Education. We also did documentary analysis and sought dialogue with the texts of authors that deal with the theme of integral education, such as; (2008), Isa Maria FR Guará (2009), Linnaeus and Coelho (2008), and Isabel Maria Coelho (2008), Ana Maria Cavaliere (2002, 2009), Antônio Sérgio Gonçalves (2006) and Jaqueline Moll , Ligia Martha Coimbra of Costa Coelho and Dayse Martins Hora (2009), Andreia Fonseca L. da Costa (2010), Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita and Cleonice Borges Ribeiro Faria (2013) and Victor Paradela (2016). This work emerged from the following research questions: How did the implementation of this Pole of Integral Education take place? What proposals, contributions and limits of action of this Polo and the Managers of the schools that participate? The General Objective of this dissertation is to understand the contributions and limits generated by the implementation of an Integral Education Pole at the Helena Antipoff Foundation for the care of students from the schools of the city of Ibirité. The specific objectives will be to describe the implementation process of this Pole, to analyze the strategies for organization and development of the actions of attendance in the counter shift to the schools involved and to propose an Educational Action Plan that is configured in a support instrument for the SRE and SEE / MG in the case of the possibility of implementing other experiences such as these with the school units within its jurisdiction.
Palavras-chave: Educação Integral e Integrada
Escola de tempo integral
Polos de educação integral
Integral and integrated education
Full-time schools
Integral education poles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9750
Data do documento: 23-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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