https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Espaço escolar.pdf | 55.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Clareto, Sonia Maria | - |
dc.creator | Carvalho, Bruna Dias de | - |
dc.creator | Fernandes, Filipe Santos | - |
dc.creator | Gomes, Giovani Cammarota | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T19:24:27Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T19:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Resumo: Pretende-se investigar, neste trabalho, a formação do professor que ensina matemática a partir da idéia nietzschiana tornar-se o que se é. Para tal, as discussões da pesquisa tomam dois movimentos: em um explode-se a noção do sujeito racionalmente constituído, como idealizado pela modernidade, para tomá-lo como devir, processualidade, pura inventividade de si; no outro toma-se a escola como um espaço de construção dessas processualidades, que não pretende conduzir um indivíduo a “conhecer-se a si mesmo”, pois não existe um eu a ser descoberto, mas sim processos de subjetivação. A idéia de formação toma outros olhares: um constituir-se sem caminhos prévios, a identidade do professor em devir, ou seja, a formação como a Bildung de Nietzsche. A investigação desenvolve-se em uma escola pública da rede municipal de Juiz de Fora – MG, numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, focando a escola como espaço de produção de subjetividade do professor que ensina matemática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Processos de subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Bildung | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Espaço escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.