Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Espaço escolar.pdf55.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorClareto, Sonia Maria-
dc.creatorCarvalho, Bruna Dias de-
dc.creatorFernandes, Filipe Santos-
dc.creatorGomes, Giovani Cammarota-
dc.date.accessioned2019-04-10T19:24:27Z-
dc.date.available2019-03-18-
dc.date.available2019-04-10T19:24:27Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoResumo: Pretende-se investigar, neste trabalho, a formação do professor que ensina matemática a partir da idéia nietzschiana tornar-se o que se é. Para tal, as discussões da pesquisa tomam dois movimentos: em um explode-se a noção do sujeito racionalmente constituído, como idealizado pela modernidade, para tomá-lo como devir, processualidade, pura inventividade de si; no outro toma-se a escola como um espaço de construção dessas processualidades, que não pretende conduzir um indivíduo a “conhecer-se a si mesmo”, pois não existe um eu a ser descoberto, mas sim processos de subjetivação. A idéia de formação toma outros olhares: um constituir-se sem caminhos prévios, a identidade do professor em devir, ou seja, a formação como a Bildung de Nietzsche. A investigação desenvolve-se em uma escola pública da rede municipal de Juiz de Fora – MG, numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, focando a escola como espaço de produção de subjetividade do professor que ensina matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectProcessos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectBildungpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEspaço escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.