Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9727
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola e violência.pdf55.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: Escola e violência
Autor(es): Fontes, Ana Maria Moraes
Coelho, Bárbara
Motta, Bruno Feital Barbosa
Laureano, Isabela Dutra
Ferreira, Raiane Andreza
Resumo: A presença da violência nas escolas públicas é um tema que circula ocasionalmente nos jornais e no noticiário televisivo, quando alguma agressão é praticada em algumas das escolas de Juiz de Fora. Embora ocasionais esses casos acabaram por difundir a idéia de que as escolas são constantemente palco de grave violência. Esta pesquisa, realizada pelo Observatório de Violência nas Escolas da UFJF, procurou, aproveitando dados de pesquisas anteriores também, elaborar um ensaio diagnóstico da violência nas escolas municipais de Juiz de Fora. A escola escolhida para ser pesquisada situa-se na periferia da cidade e foi apontada como uma das mais violentas. Através de estratégias de entrevistas e observação participante procuramos verificar como a comunidade escolar percebe a violência, como ela se manifesta e, principalmente de que forma os professores lidam com ela. As entrevistas, não estruturadas, foram feitas com professores que atuam de 5ª até 8ª série do ensino fundamental, diretoras e coordenadoras. Observamos também o funcionamento do recreio, entrada e saída dos alunos da escola. Concluímos que, embora os educadores em geral sofram o impacto das notícias sobre casos de violências nas escolas, eles percebem que aquilo que se passa no interior de sua escola não poderia ser caracterizado como violência “dura”, da qual fala Chesnais. Falaram-nos mais de incivilidades ( Abramovay e Avancini) do que de violência. O que pudemos também constatar foi a significativa dificuldade dos professores para lidarem com esta manifestações de incivilidades. Ficou também evidente a solidão dos professores diante da dificuldade que é para eles o cotidiano do trabalho na escola.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9727
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.