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Clase: Artigo de Evento
Título : Estudo do comportamento de solos argilosos lateríticos compactados da macro região da Zona da Mata/MG e suas relações com a pedologia e classificação MCT
Autor(es): Marangon, Márcio
Santos, Raphael Britto Rodrigues dos
Moraes, Carla Gonçalves de
Paula, Virgílio Campos
Resumo: O trabalho refere-se ao estudo do uso de solo fino laterítico, predominantemente argiloso, para a construção de pavimentos com a condição de baixo tráfego. Baseia-se na experiência desenvolvida inicialmente no estado de São Paulo, e que vem sendo difundida em outros Estados do Brasil. Foram coletadas diversas amostras de solo de ocorrência na macro-região da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, em que foram pesquisadas as características de comportamento, particularmente para as argilas lateríticas. Este estudo teve como enfoque os conhecimentos da Pedologia e da Metodologia MCT de classificação dos solos tropicais, obtida a partir da análise das características de comportamento mecânico e hidráulico em amostras compactadas, em miniatura. Foram também realizadas comparações entre resultados obtidos em Laboratório da UFRJ e UFJF, assim como foi analisada a repetibilidade de resultados de ensaios da proposição simplificada da metodologia MCT, em relação à pesquisa realizada com a metodologia tradicional. Tal proposição visa avaliar a adequabilidade do bom uso destes solos em obras de terra e em camadas de pavimento de baixo tráfego, utilizando solos locais, da região. Os resultados obtidos até o momento indicam que estes materiais apresentam características técnicas para serem utilizados em pavimentos alternativos, sendo possível dimensionar estruturas esbeltas para as condições de baixo tráfego.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9713
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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