https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9704
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Evocação de termos mentais por pré-escolares.pdf | 56.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Evocação de termos mentais por pré-escolares: um estudo com narrativa por imagem |
Author: | Rodrigues, Marisa Cosenza Ribeiro, Nathalie Nehmy Cunha, Priscila Campos |
Resumo: | Um aspecto importante no desenvolvimento cognitivo da criança é a aquisição da teoria da mente, ou seja, a capacidade de predizer e explicar ações humanas atribuindo estados mentais a si mesmo e a outros indivíduos. Neste contexto, a linguagem é vista como essencial para o acesso, discriminação e compreensão destes estados mentais e a leitura de histórias infantis como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo das crianças. O presente estudo investigou a evocação de termos mentais em pré-escolares de uma escola particular de Juiz de Fora, a partir da leitura de um livro contendo narrativa por imagem (Livro TRUCKS – Editora Àtica). Mediante critério de conveniência foram selecionadas 17 crianças de 5 anos e 17 de 6 anos. Foi realizada a leitura individual do livro; os relatos foram gravados, transcritos e codificados a partir da seguinte taxonomia: termos cognitivos, emocionais, desejo/intenção e perceptivos. Os resultados evidenciaram que as crianças de 5 anos (362) evocaram mais termos mentais que às de 6 (289). As crianças de 5 anos evocaram 144 termos perceptivos (40%), 97 emocionais (27%), 65 cognitivos (18%) e 56 denotando desejo/intenção (15%). Já as de 6 anos evocaram 91 termos perceptivos (32%), 73 cognitivos (25%), 70 emocionais (24%) e 55 de desejo/intenção (19%). Houve um predomínio de termos perceptivos por parte dos dois grupos. Referindo-se aos termos emocionais, evidenciou-se que as crianças de 5 anos evocaram mais termos do que as de 6 anos. Com relação aos cognitivos, mesmo não ocorrendo uma diferença estatística ao comparar os dois grupos, o percentual obtido, nas narrativas das crianças de 6 anos foi superior em relação às de 5 anos, sugerindo que as crianças mais velhas possuem uma maior sofisticação da sua linguagem mental. Quanto aos termos que denotam desejo/intenção, não houve uma diferença expressiva comparando os dois grupos. Esta categoria foi a menos evocada nos dois grupos evidenciando que as crianças pré-escolares apresentam uma maior dificuldade para expressar e compreender desejos dos outros. A ênfase nos termos perceptivos evidencia que os dois grupos de crianças focalizaram em suas narrativas as ações físicas e comportamentos dos personagens em detrimento de seus estados subjetivos, colocando em discussão a estrutura da história por imagens do livro Trucks e realçando a necessidade de novas pesquisas com outros livros que contenham estruturas diferenciadas. Ressalta-se que é necessário criar um ambiente facilitador de promoção das habilidades sociocognitivas em pré-escolares que estimulem o desenvolvimento da linguagem mental. Parece provável que o sucesso na escola dependa, pelo menos em parte, de sua aquisição da linguagem da mente. É importante mencionar também a importância de investigações envolvendo as relações entre o papel da linguagem e teoria da mente, no qual só têm a acrescentar ao conhecimento atual sobre o desenvolvimento infantil. |
Abstract: | - |
Keywords: | Teoria da mente Narrativa por imagens Desenolvimento da linguagem mental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9704 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.