Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9701
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Habilidades perceptuais e linguísticas na aquisição de nomes e adjetivos.pdf55.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: Habilidades perceptuais e linguísticas na aquisição de nomes e adjetivos
Author: Name, Maria Cristina Lobo
Silva, Ana Paula da
Santos, Fábio Almeida dos
Paula, Leonardo Oliveira de
Teixeira, Milene Cristine de Castro
Araújo, Vanessa Cristina de
Resumo: O presente trabalho insere-se em uma pesquisa acerca da identificação de nomes e adjetivos por crianças brasileiras durante o processo de aquisição do PB. Focaliza-se a relação semântica estabelecida pelo adjetivo, quando anteposto ou posposto ao nome. No português do Brasil (PB), a ordem canônica do SD complexo é Det + N + Adj, mas há a possibilidade da ordem inversa, Det + Adj + N. A anteposição do adjetivo em relação ao nome pode acarretar uma alteração de sentido (um amigo velho / um velho amigo) ou não (uma moça linda / uma linda moça). Investigamos se crianças em idade escolar percebem tal relação entre a posição do adjetivo e alteração semântica. Uma atividade experimental de produção eliciada é proposta com crianças entre 7 e 9 anos em que o experimentador conta histórias mostrando cenários que as descrevem. Ao final de cada história três pranchas com três respostas diferentes são apresentadas à criança para que ela escolha, a partir de seu entendimento, a melhor opção. Observa-se se a criança, na sua escolha, mantém ou não a diferença semântica causada pelo adjetivo anteposto ou posposto ao nome. Os resultados são analisados e discutidos, levando-se em conta um modelo psicolingüístico de aquisição da linguagem
Abstract: -
Keywords: -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9701
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.