Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9678
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia do polimento de restaurações de resina no desenvolvimento.pdf56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: Influencia do polimento de restaurações de resina no desenvolvimento de caries secundarias detectáveis radiograficamente
Autor(es): Devito, Karina Lopes
Morais, Fernanda Barbosa de
Miranda, Diogo de Azevedo
Resumo: A introdução da resina composta tem revolucionado a Odontologia moderna, sem, no entanto, resolver todos os problemas inerentes a esse material. Dentre os fatores que influenciam na durabilidade destas restaurações, destaca-se seu acabamento e polimento, que poderá implicar em reduzida resistência ao desgaste, maior degradação marginal, maior manchamento e aspereza da superfície restauradora, facilitando a infiltração de bactérias e o desenvolvimento de cáries secundárias. O objetivo desse trabalho foi avaliar a acurácia do diagnóstico radiográfico na detecção de cáries secundárias decorrentes de microinfiltrações marginais associadas a dentes restaurados com resina composta polida em diferentes tempos. Para isso foram confeccionadas cavidades classe V nas faces vestibulares de 21 incisivos inferiores bovinos que foram restauradas com resina (Z100). Após a realização das restaurações, os dentes foram divididos em três grupos. Os dentes pertencentes ao Grupo I tiveram suas restaurações submetidas ao polimento imediato. Os dentes do Grupo II e III sofreram polimento após 7 e 21 dias, respectivamente. Com o intuito de facilitar o desenvolvimento de cáries secundárias, os dentes foram imersos em uma solução desmineralizante ácida e, mensalmente radiografados, totalizando um período de quatro meses de imersão. Para garantir a padronização das tomadas radiográficas, os dentes foram fixados em moldes de silicone industrial e utilizou-se um dispositivo que permitiu a padronização da distância foco-filme. Após a obtenção das radiografias, os dentes foram seccionados em cortes no sentido vestíbulo-lingual para exame em microscopia óptica, que determinou a verdadeira existência de cárie secundária (padrão-ouro). Os resultados dos exames radiográficos mostraram a presença de cárie secundária apenas nas restaurações submetidas ao polimento após 21 dias (Grupo III). Pode-se concluir que, no período avaliado, as restaurações de resina polidas imediatamente ou 7 dias após sua confecção apresentaram selamento marginal eficiente, não possibilitando o desenvolvimento de cáries secundárias.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9678
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.