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Tipo: Dissertação
Título: A formação continuada no pacto pela alfabetização na idade certa - PNAIC - no contexto da Superintendência Regional de São João Del-Rei: impactos e desafios da formação em serviço
Autor(es): Silva, Fabiana Magalhães da
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Picanço, Ana Rosa Costa
Membro da banca: Rufino, Janaína de Assis
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discute a política de formação continuada denominada Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no contexto local da Superintendência Regional de Ensino São João del-Rei, apontando impactos e desafios da formação em serviço. O objetivo geral definido para este estudo foi analisar as contribuições da formação continuada, proposta pelo PNAIC, na prática pedagógica e perspectiva do professor alfabetizador. Os objetivos que nortearam essa pesquisam foram (1) descrever o processo de implementação e as ações advindas da Formação Continuada dos professores alfabetizadores promovida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC e (2) propor ações a serem implementadas por gestores e equipe pedagógica das Superintendências Regionais de Ensino – SREs, que participaram do acompanhamento e implementação dessa política de forma a potencializar, nas escolas, as ações advindas de todo e qualquer programa de formação continuada direcionada aos alfabetizadores, ajustando, em tempo, as ações e estratégias que se fizerem necessárias para que tais programas atinjam seus propósitos nas salas de aulas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionários e a realização de entrevista coletiva com seis professores alfabetizadores que lecionam em uma Escola Estadual de São João del-Rei e participaram do PNAIC. Com a análise dos dados foi possível destacar alguns pontos importantes que foram levantados pelos professores alfabetizadores a respeito da formação continuada do PNAIC no que diz respeito a sua dimensão estrutural como a falta de continuidade de participação nas formações e alterações na carga horária presencial; e na dimensão formativa como a expectativa dos alfabetizadores em relação as formações continuadas. A partir dos dados levantados na pesquisa de campo foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) objetivando propor ações a serem implementadas, por gestores com o apoio da equipe pedagógica da SRE, a fim de potencializar nas escolas, as ações advindas de formações continuadas como o PNAIC, e também instituir/fortalecer o espaço das reuniões pedagógicas como o lugar de formação continuada.
Abstract: The present dissertation was developed under the Professional Masters Program in School Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case introduced discusses the ongoing training on the Pact for Literacy at the Right Age – PNAIC - at regional context of the Regional Superintendence of São João del-Rei, it point to the impacts and challenges of in-service training. The general objective set for this study was to analyze the contributions of continuing education, proposed by the PNAIC, in the pedagogic practice from the literacy teacher’s perspective. With the specific objectives was intended to (1) describe the implementation process and the actions arising from the Continued Training of literacy teachers promoted by the National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC, and (2) propose actions that shall be implemented by managers and pedagogical staff of the Regional Superintendence of Education - SRE, who participate in the follow-up and implementation of this policy in order to enhance, in schools, the actions arising from the continued training of literacy teachers, this and other programs, setting, time, actions, and strategies that are necessary for that training policies continued to reach their purposes in the classrooms. We used as methodology the qualitative research and how instruments for data collection the application of questionnaires and conducting a collective interview with six literacy teachers who teach in a State School in São João del-Rei and participated in the PNAIC. With the analysis of the data it was possible to highlight important points that were raised by the literacy teachers in respect of continuing education of the PNAIC in respect to its structural dimension as the lack of continuity of participation in the formations and changes in workload face-to-face; and in their formation as the expectation of literacy in relation to the continued training. From the data collected in the field research was proposed an Action Plan for Educational (PAE) to propose actions that shall be implemented by managers with the support of the pedagogical team of the BE, in order to enhance in schools, the actions arising out of continued training as the PNAIC, and also establish/strengthen the space of pedagogical meetings as a space for continued education.
Palavras-chave: Formação continuada
PNAIC
Políticas públicas
Alfabetização e letramento
Continuing education
PNAIC
Ppublic policy
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9585
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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