Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9577
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leamarquesfernandes.pdf7.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem no ensino médio da Escola Estadual Maria Matos Silva
Author: Fernandes, Léa Marques
First Advisor: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Gonçalves, Janae
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discutiu a subutilização dos recursos tecnológicos pelos professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva. Embora a escola possua equipamentos tecnológicos, esses são pouco utilizados pelos docentes durante o desenvolvimento do seu trabalho pedagógico. O interesse pelo caso estudado deve-se ao fato de a pesquisadora ser gestora da escola. Desse modo, para a compreensão mais ampliada do tema em tela, foi realizada uma pesquisa exploratória com os professores que atuam no Ensino Médio, o que possibilitou identificar a subutilização dos recursos tecnológicos da escola. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: por que os professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva subutilizam os recursos tecnológicos disponíveis nessa unidade de ensino? A partir dessa questão, este trabalho buscou, como objetivos identificar e analisar as dificuldades de os professores incorporarem as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem e propor um plano de ação para incentivar e estimular o uso da informática educativa pelos professores. Além da pesquisa exploratória, o trabalho contou com uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando, como instrumento para coleta dos dados, das Rodas de conversa que ocorreram em dois momentos, com professores e com a supervisora pedagógica, profissionais que atuam no Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa procurou problematizar questões como o impacto dos avanços tecnológicos na educação e os desafios para incorporação desses recursos na prática pedagógica. Com a análise dos dados, foi possível identificar os entraves apontados pelos professores no que tange à subutilização dos recursos tecnológicos, à infraestrutura tecnológica insuficiente, à falta de formação técnica e pedagógica e à dificuldade dos alunos em manusear os equipamentos e realizar pesquisa. A partir dos dados produzidos, com base na pesquisa de campo e na análise bibliográfica mobilizada para a compreensão do tema, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), o qual contém um conjunto de ações que visa contribuir com algumas esferas educacionais: inserção das TICs nos processos de ensino e aprendizagem, formação técnica e pedagógica dos docentes, melhoria na infraestrutura tecnológica da escola, reformulação do Projeto Político pedagógico da escola quanto à inserção de propostas voltadas ao uso das TICs e Implantação de projeto interdisciplinar, tendo em vista o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Abstract: The present dissertation is developed within the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Education (PPGP), the Center for Public Policies and Education Assessment of Juiz de Fora Federal University (CAEd / UFJF). The management case presented discussed the underutilization of technological resources by the High School teachers of the Maria Matos Silva State School. Although the school has technological equipment, these are low used by teachers in the development of their pedagogical work. The interest in the case studied is due to the fact that the researcher is the principal. In this sense, an exploratory research was carried out with the teachers who work in secondary education that made it possible to identify the underutilization of the technological resources of the school. Faced with this, the question arose: How are technological resources underutilized by the high school teachers of the Maria Matos Silva State School? Based on this question, this work sought to achieve the general objective: to identify the difficulties of teachers in incorporating information and communication technologies (ICT) in teaching and learning processes. In addition to the exploratory research, the work counted a qualitative research using as an instrument for collecting the data the sharing group that occurred in two moments with teachers and pedagogical supervisor who work in high school. From this perspective, the research sought to problematize issues such as the impact of technological advances in education and the challenges to incorporate these resources in pedagogical practice. From this perspective, the research sought to problematize issues such as the impact of technological advances in education and the challenges to incorporate these resources into pedagogical practice. With the analysis of the data, it was possible to identify the obstacles pointed out by teachers to underuse technological resources, such as insufficient technological infrastructure, lack of technical and pedagogical training, students' difficulties in handling equipment and conducting research. From the data produced through the field research, an Educational Action Plan (PAE) was proposed, which contains a set of actions that aims to contribute to the insertion of ICT in teaching and learning processes, such as training technical and pedagogical improvement of teachers, improvement in the technological infrastructure of the school, reformulation of the pedagogical Political Project of the school for insertion of proposals aimed at the use of ICT, implementation of interdisciplinary project with the use of technological resources available in the school.
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Informática educativa
Tecnologias no ambiente escolar
Tecnologias na prática docente
Information and communication technologies
Educational informatics
Technologies in the school environment
Technologies in teaching practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9577
Issue Date: 31-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.