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Tipo: Dissertação
Título: Desempenho dos estudantes em língua portuguesa no Proeb em uma escola estadual de Minas Gerais
Autor(es): Chaves, Cleiton Roberto Pereira
Primeiro Orientador: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa se propõe a analisar os fatores que têm contribuído para o alto percentual de alunos do 9º ano no baixo desempenho nas avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Estadual José Cristiano, no município de Rio Pardo de Minas, Minas Gerais. A busca por essas informações foi pautada por procedimentos de técnicas qualitativas e quantitativas de análises com levantamento de informações através de pesquisas bibliográficas, apoiadas em Horta Neto (2007; 2013), Oliveira (2011), Castro (2009), Franco e Calderon (2017), Lück (2009), Libâneo (2017), Biasi (2009), Alburquerque (2004) e Machado (2012), na análise documental, através do portal Simade foi possível apresentar a escola, seu quadro de funcionários, localização e resultados finais do ano letivo, além disso, outras informações foram levantadas observando os livros de ponto, atas do conselho de classe e atas de reuniões com os pais, nas entrevistas com supervisoras e questionários para professores atuantes no 9º ano do Ensino Fundamental foi possível detectar os motivos para o baixo desempenho dos alunos. O objetivo central desta investigação parte da seguinte questão, quais fatores que têm contribuído para que a Escola Estadual José Cristiano apresente um alto percentual de alunos do 9º ano no baixo desempenho na disciplina de Língua Portuguesa nas últimas edições das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb)? Após os achados de pesquisa foi proposto um Plano de Ação Educacional com foco em intervenções pedagógicas que possam contribuir com a reversão dos baixos resultados dos estudantes ao final do 9º ano na disciplina de Língua Portuguesa, observados nas avaliações do Proeb. Constatou-se que por mais que a escola tenha discutido sobre o desempenho dos alunos na avaliação do Proeb, os resultados continuaram insatisfatórios, no entanto, foi possível perceber a falta de um planejamento coletivo que possa nortear com eficácia o trabalho dos professores. Outro achado foi quanto às dificuldades enumeradas pelos supervisores e direção no apoio aos professores por focar nos problemas imediatos e burocráticos, devido à demanda de ações advindas das variedades de etapas de ensino e dos projetos postos pela Superintendência de Ensino. De acordo com as supervisoras entrevistadas o número insuficiente destes profissionais, também tem mostrado como um complicador no acompanhamento junto aos professores nas ações pedagógicas. Há ainda, a descontinuidade do trabalho docente, principalmente dos professores de Língua Portuguesa, por motivo de afastamentos, remoções e posse, muito comum na escola. Com os achados da pesquisa foi possível refletir sobre alguns entraves que têm contribuído para o baixo desempenho dos alunos do 9º ano na disciplina de Língua Portuguesa e para sanar tais dificuldades foi proposto um plano de ação que se estrutura em três eixos temáticos: 1) Gestão Pedagógica; 2) Prática Docente e 3) Apropriação e utilização dos resultados das avaliações externas. Esta investigação confirmou a necessidade de reflexão sobre a atuação de todos os personagens da escola: diretor; supervisores; professores; alunos e pais, um olhar sobre o replanejamento das práticas pedagógicas e da necessidade do investimento em formação continuada dos docentes e de toda equipe gestora bem como o envolvimento e participação dos alunos e das famílias nas propostas pedagógicas.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The research proposes to analyze the factors that have contributed to the high percentage of students of the 9th year in the low performance in the evaluations of the Program of Evaluation of the Public Basic Education Network (Proeb), in the discipline of Portuguese Language in the State School José Cristiano, in the municipality of Rio Pardo de Minas, Minas Gerais. The search for this information was based on procedures of qualitative and quantitative techniques of analysis with information gathering through bibliographical research, supported by Horta Neto (2007; 2013), Oliveira (2011), Castro (2009), Franco and Calderon ), Lück (2009), Libaneo (2017), Biasi (2009), Alburquerque (2004) and Machado (2012). In the documentary analysis, through the Simade portal it was possible to present the school, its staff, location and final results of the school year. point books, class council minutes and minutes of meetings with parents, interviews with supervisors and questionnaires for teachers working in the 9th year of elementary school were able to detect the reasons for the low performance of the students. The main objective of this research is the following question, which factors have contributed to the José Cristiano State School presenting a high percentage of students of the 9th grade in the low performance Portuguese Language course in the last editions of the Network Assessment Program Of Basic Education (Proeb)? After the research findings, it was proposed an Educational Action Plan focusing on pedagogical interventions that could contribute to the reversal of the low results of the students at the end of the 9th year in the Portuguese Language course, observed in the Proeb evaluations. It was found that even though the school discussed the performance of students in the evaluation of Proeb, the results remained unsatisfactory, however, it was possible to perceive the lack of a collective planning that can guide the work of teachers effectively. Another finding was the difficulties enumerated by supervisors and guidance in supporting teachers by focusing on immediate and bureaucratic problems, due to the demand for actions arising from the varieties of teaching stages and projects put in place by the Superintendent of Education. According to the supervisors interviewed the insufficient number of these professionals, has also shown as a complicator in the accompaniment with the teachers in the pedagogical actions. There is also the discontinuity of the teaching work, mainly of Portuguese Language teachers, due to reasons of removal, removal and possession, very common in the school. With the research findings, it was possible to reflect on some of the obstacles that have contributed to the low performance of the 9th grade students in the Portuguese Language course and to remedy such difficulties an action plan was proposed that is structured in three thematic axes: 1) Management Pedagogical; 2) Teaching Practice and 3) Appropriation and use of the results of external evaluations. This research confirmed the need for reflection on the performance of all school characters: director; supervisors; teachers; students and parents, a look at the replanning of pedagogical practices and the need to invest in the continuing education of teachers and the entire management team as well as the involvement and participation of students and families in pedagogical proposals.
Palavras-chave: Baixo desempenho
Língua portuguesa
Proeb
Ensino-aprendizagem
Low performance
Portuguese language
Proeb
Teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9572
Data do documento: 18-Set-2018
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