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Clase: Dissertação
Título : O abandono escolar no ensino médio da Escola Estadual Rui Barbosa
Autor(es): Carmo, Renata Renier de Lima do
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discutiu os motivos que levam os alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, município de Campestre, Sul de Minas Gerais, a abandonarem os estudos no Ensino Médio. Dados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) demonstraram que, em 2016, 88 alunos de um total de 695 estudantes desta etapa educacional abandonaram os estudos, superando as médias estadual e nacional. Mediante este contexto, a pesquisa se pautou na seguinte questão norteadora: quais os principais motivos do abandono escolar no Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa? Esta pesquisa teve como objetivo geral reduzir as taxas de abandono escolar no Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa. Assumimos como principal hipótese para o abandono a necessidade de o jovem ingressar no mercado de trabalho (a fim de ajudar no sustento da família ou se manter de forma independente). A partir dos dados das entrevistas realizadas comprovou-se, ao menos em parte, a hipótese inicial. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com 10 alunos que abandonaram os estudos no ano de 2016 e que regressaram em 2017 ou 2018 para a escola. Após a análise das entrevistas, comprovou-se que a maioria dos estudantes que abandonou os estudos nesse período alunos trabalhadores, o que os tornou mais vulneráveis ao abandono escolar. Constatou-se também o despreparo dos professores para trabalhar com o público jovem. Foi possível, ainda, verificar a necessidade de investir em ações que visem a prevenir ou amenizar problemas típicos da juventude, que atingem não apenas os jovens da comunidade campestrense, mas sim uma parcela da sociedade brasileira, conforme apontam dados discutidos na literatura em geral, como o uso de drogas ou gravidez indesejada. Essa análise dos principais fatores envolvidos no abandono escolar foi discutida com base em trabalhos dos seguintes autores: Dayrel (2007), Kuenzer (2007), Costa (2013), Klein (2006), Gouveia, Ribeiro e Santos (2016), Fritsh, Vitelli e Rocha (2014), Lück (2009), Charlot (2000), Schwartzman (2010), Camargo e Rios (2012), Bourdieu (1998a), Kuenzer (1999), Azevedo e Reis (2014), Ramos e Mendonça (2008). As ações que compõem o Plano de Ação Educacional propõem que o problema seja discutido amplamente com todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de amenizar os altos índices de abandono no Ensino Médio e tornar a escola um ambiente aberto à participação dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Resumen : This dissertation was developed in the framework of the Programa de Pós- Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). The case of management presented discussed the reasons that led students from the Escola Estadual Rui Barbosa, the municipality of Campestre, South of Minas Gerais, to abandon studies in High School. Data from the Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) showed that, in 2016, 88 students from a total of 695 students from this educational stage abandoned the studies, overcoming the state and national averages. In this context, the research focused on the following guiding question: What are the main reasons for school abandonment in the High School of the Escola Estadual Rui Barbosa? The general objetive of this research was to reduce school drop-out rates in the high school of the Escola Estadual Rui Barbosa. We have taken as the main chance to abandon the need for young people to enter the labor market (in order to help the family or maintain themselves independently). From the data from the interviews carried out, at least part of the initial hypothesis was proven. The qualitative research methodology was used by means of interviews with a semi-structured script, carried out with 10 students who abandoned the studies in the year 2016 and who returned in 2017 or 2018 to school. After examination of the interviews, it was proven that most of the students who abandoned the studies in this period, which made them more vulnerable to school leaving. It was also found that teachers were unprepared to work with the young public. It was also possible to verify the need to invest in actions aimed at preventing or mitigating typical problems of youth, which affect not only the young people of the Champian community, but a part of Brazilian society, according to data discussed in literature in general, such as the use of unwanted drugs or pregnancy. This analysis of the main factors involved in school abandonment was discussed on the basis of the work of the following authors: Dayrel (2007), Kuenzer (1999; 2007), Costa (2013), Klein (2006), Gouveia, Ribeiro and Santos (2016), Fritsh, Vitelli e Rocha (2014), Camargo e Rios (2012), Lück (2009) Charlot (2000), Schwartzman (2010), Bourdieu (1998a), Azevedo and Reis (2014), Ramos e Mendonça (2008). The actions that make up the Educational Action Plan propose that the problem of school drop-out should be discussed extensively with all segments of the school community in order to alleviate high levels of exit in High School and make school a more open environment for participation by all those involved in education and learning processes.
Palabras clave : Abandono escolar
Ensino médio
Fatores para o abandono escolar
School abandonment
High school
Factors for school abandonment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9571
Fecha de publicación : 11-sep-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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