https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9569
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ivoneluizadasilvaneves.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Estudo das causas dos problemas mais recorrentes nos processos da aposentadoria da SRE de Caratinga/MG |
Author: | Neves, Ivone Luiza da Silva |
First Advisor: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Referee Member: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Referee Member: | Castro, Maria Cristina Drumond e |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as causas dos problemas mais recorrentes nos processos de aposentadoria analisados e tramitados pela Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, situada no estado Minas Gerais. Para isso, o objetivo geral definido para este estudo foi identificar as causas dos problemas recorrentes nos processos de aposentadoria da SRE de Caratinga, desde sua solicitação na escola até a publicação definitiva do ato aposentatório. Os objetivos específicos são: descrever os procedimentos necessários para a concessão da aposentadoria, por meio da análise de documentos do setor e observação de fatos ocorridos no ambiente de trabalho; analisar o caso a partir do referencial teórico e dos dados da pesquisa de campo e, por fim, propor ações que visem à redução dos problemas descritos. Assumimos como hipóteses que a falta de capacitação, o modelo de gestão adotado, a cultura organizacional e o fluxo de informação podem ser fatores que estejam influenciando nos resultados da instituição. A falta de capacitação impossibilita o acesso a novos conhecimentos. Isso pode prejudicar o desempenho da organização, visto que a aprendizagem colabora para que o trabalho seja realizado com eficiência. O modelo de gestão e a cultura organizacional também podem afetar o modo como o trabalho é feito, pois ambos possuem procedimentos de gestão próprios que são reproduzidos na execução das tarefas. Percebe-se, ainda, a ligação entre gestão e cultura organizacional no tratamento da informação, mediante seu gerenciamento. Os fluxos informacionais são organizados a partir de um gerenciamento específico da informação e muitas organizações não sabem lidar com essa situação. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa, definida por meio da análise de documentos oficiais do governo do Estado de Minas Gerais, aplicação de questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise documental compreende o período de 2013 a 2016. O questionário foi aplicado a 89 (oitenta e nove) funcionários das escolas estaduais e a entrevista foi realizada com 2 (dois) servidores que trabalham na Divisão de Direitos e Vantagens e com a supervisora e diretora desse setor, por serem responsáveis pelo acompanhamento dos processos de aposentadoria da SRE de Caratinga. |
Abstract: | This thesis has been developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP), in the Center for Public Policies and Educational Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case to be studied will discuss the causes of the most recurrent problems in the retirement processes run by the Regional Education Board of Caratinga (SRE Caratinga), in the State of Minas Gerais, Brazil. In order to do so, the general objective of this study is to identify the causes of these recurrent problems in the retirement processes handled by the SRE Caratinga, from the moment they are requested at school, until their official publication. The specific objectives are: to describe the required procedures for retirement through a document analyses at the Department of Rights and Benefits and the observation of facts occurred in the workplace; to analyze the case stemming from the theoretical framework, available in chapter 2, and the field research data; and at last, to propose actions aiming the reduction of the problems aforementioned. We take as hypotheses that the lack of training, the management model adopted, the organizational culture, and the information flow can be factors that are influencing the institution’s results. The lack of training hinders access to new knowledges. This can disrupt the organization’s performance, since learning collaborates in a way so that the work is carried out efficiently. The management model and the organizational culture can also affect how work is done because they both have their own management procedures, which are reproduced during the implementation of the tasks. Yet, it can also be noticed a connection between management and organizational culture in information processing. The information flows are organized from a specific information management and several organizations are unable to handle such situation. The methodology adopted has a qualitative approach, defined through an analysis of official documents of the State of Minas Gerais, questionnaire applications, and interviews with pre-determined questions. The document analysis comprises the period of 2013-2016. The questionnaire was applied to 89 (eighty-nine) staff members of State Schools, and the interview was carried out with 2 (two) servers who work at the Department of Rights and Benefits, and with the head/supervisor of this section, for they are held responsible for tracking the retirement processes at SRE Caratinga. |
Keywords: | Aposentadoria Divisão de direitos e vantagens Gestão de pessoas Fluxo informacional Administração pública Cultura organizacional Retirement Department of rights and benefits People management Information flow Public administration Organizational culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9569 |
Issue Date: | 25-Jun-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.