Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9562
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danilosouzamendesdevasconcellos.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Modos de habitar a terra: o estatuto da linguagem religiosa em Gianni Vattimo e Rubem Alves
Author: Vasconcellos, Danilo Souza Mendes de
First Advisor: Pieper, Frederico
Referee Member: Almeida, Edson Fernando de
Referee Member: Caldas, Carlos
Resumo: Este trabalho discute os modos como a linguagem religiosa pode se dar enquanto modo de habitar a terra a partir de Gianni Vattimo e Rubem Alves. Defendemos a noção de que a linguagem religiosa é ambígua e isto se evidencia em modos metafísicos e dogmáticos e modos éticos e estéticos de habitar a terra. Os primeiros são gerados por uma violência que lhes é intrínseca, e a reproduzem através da interrupção do diálogo, da imposição de verdades últimas, da intolerância e da repressão. Interpretamos a configuração da relação entre linguagem e fundamento, nestes modos metafísicos e dogmáticos, como a Presença da presença, porque estabelecem um fundamento último que reforça a presença como anulação de futuro e permanência das verdades. Os modos éticos e estéticos são propostas de superação dos primeiros modos, que resistem à violência por eles gerada através de um enfraquecimento das estruturas e da imaginação simbólica da religião. Neste ponto, Vattimo e Alves se afastam, pois a proposta que aquele formula se volta estritamente para uma ética hermenêutica, enquanto este propõe um caminho estético. Esses modos são caracterizados pela Presença da ausência, uma vez que estabelecem seus próprios fundamentos, mas sem interpretá-los como exclusivos e últimos. Deste modo, apontamos diversas ambiguidades na linguagem religiosa que é, simultaneamente, fundamento e abismo sobre os quais o ser humano habita a terra e constrói seu mundo.
Abstract: This work discusses the ways which religious language can be as a way of inhabiting the earth from the thought of Gianni Vattimo and Rubem Alves. We defend the notion that religious language is ambiguous and this is evidenced in metaphysical and dogmatic ways and ethical and aesthetic ways of inhabiting the earth. The first ones are generated by a violence that is intrinsic to them, and it is reproduced through the interruption of dialogue, the imposition of ultimate truths, intolerance and repression. We interpret the configuration of the relationship between language and foundation, in these metaphysical and dogmatic modes, as the Presence of presence, because they establish a last foundation that reinforces the presence as annulment of future and permanence of truths. The ethical and aesthetic modes are proposed to overcome the first modes, which resist the violence that they generate through a weakening of the structures and the symbolic imagination of religion. At this point, Vattimo and Alves turn away, because the proposal that the first formulates turns strictly for a hermeneutic ethics, while Alves proposes an aesthetic path. These modes are characterized by the Presence of absence, since they establish their own foundations, however, without interpreting them as exclusive and ultimate. In this way, we point out several ambiguities in the religious language that is simultaneously the foundation and abyss on which the human being inhabits the earth and builds his world.
Keywords: Rubem Alves
Gianni Vattimo
Linguagem religiosa
Metafísica
Dogmatismo
Ética
Estética
Rubem Alves
Gianni Vattimo
Religious language
Metaphysics
Dogmatism
Ethics
Aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9562
Issue Date: 12-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.