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Tipo: Tese
Título: Paisagens e ancestralidade em Mia Couto
Autor(es): Munck, Karla Helena Dávila
Primeiro Orientador: Rocha, Enilce Albergaria
Membro da banca: Lima, Tânia Maria de Araújo
Membro da banca: Silva, Maria Andréia de Paula
Membro da banca: Nogueira, Nícea Helena de Almeida
Membro da banca: Malta, Guilherme Augusto Pereira
Resumo: O estudo da paisagem no âmbito da Literatura é algo novo, desafiador e imprime novas abordagens nos textos ficcionais. Esta tese apresenta uma nova abordagem, fruto das incursões por quatro obras do escritor moçambicano Mia Couto - Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003), O último voo do flamingo (2005), A varanda do frangipani (2007) e A confissão da leoa (2012) – que estuda as representações literárias da paisagem associadas à ancestralidade de Moçambique. A paisagem, com forte base em aspectos simbólicos e relacionados à cultura das personagens representadas, se ancora em aspectos da natureza de Moçambique e da significação que os atores locais dão a tais símbolos. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica. A problematização do tema fundamentou-se, principalmente, nas teorias de Michel Collot (2013), Gaston Bachelard (1977), Hampaté Bâ (2010) e Jean-Marc Besse (2014), que possibilitaram o estudo interdisciplinar, de onde podemos comprovar a estreita ligação entre paisagens e ancestralidade no cotidiano moçambicano retratado na ficção.
Abstract: The study of landscape in the scope of Literature is something new, challenging and imprints new approaches in fictional texts. This thesis presents a new approach, the result of incursions on four works by the Mozambican writer Mia Couto – Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003), O último voo do flamingo (2005 , A varanda do frangipani (2007) e A confissão da leoa (2012) – which studies the literary representations of the landscape associated with the ancestrality of Mozambique. The landscape, strongly based on symbolic aspects and related to the culture of represented characters, in anchored on the aspects of the nature of Mozambique and the meaning that the local actors give to such symbols. The method used was that of bibliographic research. The problematization of the theme was based mainly on the theories of Michel Collot (2013), Gaston Bachelard (1977), Hampaté Bâ (2010) and Jean-Marc Besse (2014) which enlabed the interdisciplinary study, where we can prove a close connection between landscapes and ancestrality in the Mozambican daily life portrayed in fiction.
Palavras-chave: Africanidade
Ancestralidade
Mia Couto
Paisagem
Romance
Africanity
Ancestry
Mia Couto
Landscape
Novel
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9559
Data do documento: 29-Jan-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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