https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9552
File | Description | Size | Format | |
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thaisfernandesdesouza.pdf | 5.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da eficiência do uso de grampos verticais em estruturas de solo grampeado |
Author: | Souza, Thaís Fernandes de |
First Advisor: | Riccio Filho, Mário Vicente |
Referee Member: | Ehrlich, Mauricio |
Referee Member: | Barros, Marcelo Miranda |
Referee Member: | Silva, Rafael Cerqueira |
Resumo: | As estruturas de solo grampeado são estruturas que viabilizam cortes verticais ou subverticais, permitindo um maior aproveitamento de espaço. Este tipo de estrutura mostra-se presente tanto no meio urbano quanto rodoviário e ferroviário, por exemplo. Através da inserção de grampos na massa de solo aumenta-se o fator de segurança contra a ruptura do talude e desta forma consegue-se manter cortes na condição subvertical ou mesmo vertical estáveis. Na técnica clássica os grampos são posicionados na posição sub-horizontal. No Brasil, recentemente algumas empresas vêm utilizando o procedimento de grampos na posição subvertical ou vertical próximos à face da estrutura. O intuito desta variante da técnica clássica é aumentar a estabilidade do maciço, diminuindo as deformações horizontais finais e durante a escavação e também aumentar o fator de segurança contra ruptura. Busca-se nesta pesquisa verificar a eficiência do uso de grampos verticais posicionados próximos à face, verificando se estes grampos contribuem para redução da tração gerada nos grampos sub-horizontais, redução das deformações horizontais da face e aumento do fator de segurança da estrutura. Para modelar as estruturas será utilizado o programa de elementos finitos Plaxis 2D e o Plaxis 3D. Para analisar o fator de segurança também será utilizado o programa Slide baseado em equilíbrio limite. Os resultados para algumas análises, algumas com rigidezes usuais e outras com rigidezes mais baixas, para verificar se um sistema menos rígido sofre alterações significativas com a introdução de grampos verticais, já que um sistema muito rígido pode tornar ineficiente o uso de grampos verticais. Constatou-se através dos resultados que houve ganhos significativos para a diminuição dos deslocamentos horizontais e da tração nos grampos sub-horizontais, porém, para isso foi necessário a utilização de um número muito alto de grampos verticais, o que pode não ser economicamente viável. |
Abstract: | Soil nailing structures are structures that enable vertical or sub-vertical cuts, allowing a greater use of space. This type of structure is present in urban, road and railways, for example. Through the insertion of nails in the soil mass increases the safety factor against the slope rupture and in this way it is possible to maintain cuts in the subvertical or even vertical stability. In the classic technique the nails are positioned in the sub-horizontal position. In Brazil, some companies have recently been used the procedure in the subvertical or vertical position near the face of the structure. The aim of this variant of the classical technique is to increase the stability of the massif, reducing the final horizontal deformations and during the excavation and also increase the safety fator against rupture. The aim of this research was to verify the efficiency of the use of vertical nails positioned close to the face, verifying if these nails contribute to reduction of the traction generated in the sub-horizontal nails, reduction of the horizontal deformations of the face and increase of the factor of safety of the structure. To model the structures will be used the finite element program Plaxis 2D and Plaxis 3D. To analyze the safety factor it will also be used the program Slide based on equilibrium limit. The results for some analyzes, some with usual rigidities and others with lower rigidities, to verify if a less rigid system undergoes significant changes with the introduction of vertical nails, since a very rigid system can make the use of vertical nails inefficient. The results showed that there were significant gains for the reduction of horizontal displacements and traction in the sub-horizontal nails, but for this it was necessary to use a very high number of vertical nails, which may not be economically feasible. |
Keywords: | Solo grampeado Eficiência de grampos verticais Anáilises computacionais Rigidez relativa |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Engenharia |
Program: | Programa de Pós-graduação em EngenhariaCivil (PEC) |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9552 |
Issue Date: | 15-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações) |
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