https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9456
File | Description | Size | Format | |
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Práticas de oralidade e cidadania.pdf | 55.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Miranda, Neusa Salim | - |
dc.creator | Santos, Talita Mitrano de Villanova | - |
dc.creator | Siqueira, Amanda Cristina Testa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T15:03:07Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T15:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9456 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As instâncias públicas da sociedade brasileira sofrem com a “elasticidade” dos padrões interacionais e lingüísticos regentes nas práticas de oralidade. Miranda (2005) aponta indicadores da transposição de padrões comportamentais das práticas privadas para as públicas. Conseqüentemente, a realidade escolar reflete esta crise e vê suas condições de ensino-aprendizagem profundamente afetadas. Logo, se faz necessário um espaço para discussão dessas práticas com vistas à educação da oralidade. O presente estudo que integra o macro-projeto Práticas de Oralidade e Cidadania, se coloca frente a tal cenário e tem como objeto o gênero institucional “aula” e seu ator principal – o aluno. Partindo da afirmação da tese do caráter interacional e cultural da cognição humana e da linguagem, temos como escopo teórico nuclear a Lingüística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON (1987,1999), FAUCONNIER e TURNER (2002), CLARK (1996), FILLMORE (1976, 1988, 2007), MIRANDA (2005, 2007); TOMASELLO (1999, 2003). Propõe-se a investigação do DISCURSO construído por alunos acerca das práticas de oralidade em sala de aula, através de Estudo de Caso, uso de instrumento (questionário) e tendo como cenário investigativo uma escola pública. Integrada a este projeto, que se constitui como uma dissertação de mestrado em curso (SOUZA, 2008-PPGLingüística-UFJF), a Iniciação Científica vem desenvolvendo uma agenda de trabalho que implica estudo teórico, construção e organização corpora (ferramentas computacionais) e participação na análise. Os resultados apontam para a preservação do valor simbólico, emancipatório da “aula” no discurso dos alunos e para uma profunda contradição entre a concepção enunciada e as práticas interacionais reais descritas pelos mesmos atores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Práticas de oralidade e cidadania | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
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