Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9442
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da resposta TH1 TH2.pdf56.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da resposta TH1/TH2 em camundongos co-infectados com Mycobacterium bovis-BCG e Strongyloides venezuelensis
Autor(es): Ferreira, Ana Paula
Dias, Alyria Teixeira
Alves, Livia Leite
Almeida, Luisa Gomes de
Teixeira, Henrique Couto
Alves, Caio César de Souza
Resumo: Introdução e objetivos: A co-existência de Mycobacterium tuberculosis, que induz resposta do tipo Th1, e helmintos, de perfil Th2, no hospedeiro, é uma importante co-endemia em muitas regiões do mundo. A ativação e diferenciação de células imunológicas em resposta a estes patógenos dependem da atuação de diferentes citocinas, tais como IFN-gama (Th1) e IL-4, IL-5 e IL-13 (Th2). Neste estudo avaliamos o número de ovos e vermes intestinais e o perfil de citocinas no intestino de animais co-infectados com Strongyloides venezuelensis (Sv) e M. bovis (Mb) em camundongos BALB/c. Metodologia e resultados: Foram estudados quatro grupos de camundongos: controle não infectado (CT); infectados somente com S. venezuelensis (SV); infectados somente com M. bovis (MB) e co-infectados (COIN). Os animais foram infectados por via subcutânea com 700 larvas L3 de Sv e, após 3 dias, infectados por via intravenosa com 1 x 10(6) células de Mb virulento (ATCC 19274). O número de ovos nas fezes foi contado 7 e 10 dias após a infecção por Sv, assim como o número de vermes no intestino. Ainda, 7 e 10 dias após a infecção com Sv, os intestinos dos animais foram coletados e macerados. Dos sobrenadantes obtidos foram avaliados os níveis das citocinas IL-4, IL-5 e IL-13 por ELISA. Os resultados mostraram aumento do número de ovos e vermes nos animais co-infectados quando comparados com animais do grupo SV, assim como, observou-se a diminuição dos níveis de IL-4, IL-5 e IL-13 em animais do grupo COIN. Conclusão: Os resultados demonstraram que o perfil de resposta imunológica durante a infecção por Strongyloides venezuelensis parece ser diretamente influenciada pela presença do Mycobacterium bovis, uma vez que o perfil de resposta Th2, específica ao verme, esteve diminuída nos animais co-infectados.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9442
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.