Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9440
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliação da produção de citocinas e quimiocinas na tuberculose.pdf56.3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Avaliação da produção de citocinas e quimiocinas na Tuberculose, antes e após o tratamento quimioterápico, através da técnica de Citometria ("Cytometric Bead Array")
Autor(es): Teixeira, Henrique Couto
Maia, Ana Luisa Reis
Almeida, Caroline de Souza
Abramo, Clarice
Resumo: Introdução: Um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis. A vacinação dos indivíduos com a cepa vacinal de M. bovis (BCG) e os métodos diagnósticos utilizados, em especial o teste cutâneo com o derivado protéico purificado do M. tuberculosis (PPD), apesar de auxiliarem no controle da doença, apresentam certas limitações. A proteção da vacina BCG pode oscilar entre 0 a 80%, e o teste cutâneo do PPD pode resultar em diagnóstico falso-positivo. Desta forma, tornam-se necessários estudos sobre novos antígenos do M. tuberculosis para tornar mais eficaz a vacinação e o diagnóstico precoce da tuberculose. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo o estudo da produção de citocinas e quimiocinas durante a tuberculose pulmonar, frente a estímulos de antígenos do M. tuberculosis (ESAT-6/CFP-10 e 16kDa). Métodos: Através da técnica de citometria foram avaliadas a produção das citocinas: IFN-gama, TNF-alfa, IL-2, IL-4, IL-6, IL-10; e das quimiocinas: MIG, IP-10, IL-8, RANTES, MCP-1 no sobrenadante de cultura de células mononucleares do sangue periférico de pacientes com TB ativa (TBA;n=10) e após tratamento quimioterápico (TBT;n=10) em resposta a antígenos do M. tuberculosis (ESAT-6/CFP-10 e 16kDa). Indivíduos controle sadios (CS;n=13) e aqueles que tiveram contato com TB (CT;n=5) também foram estudados.Resultados: Foram detectados alta produção de IFN-gama, TNF-alfa, IL-2 e IL-6, assim como altos níveis de MIG, IP-10, IL-8 e RANTES em culturas estimuladas com ESAT-6/CFP-10 nos grupos TBA e CT em comparação com CS e TBT (pConclusão: Estes resultados sugerem que as citocinas e quimiocinas produzidas em resposta à proteína ESAT-6/CFP-10 têm potencial valor diagnóstico e pode contribuir pra resposta protetora na TB. O antígeno 16kDa mostrou-se um forte estimulador para produção de IL-10 e MCP-1 e pode participar do mecanismo regulatório induzido pela micobacteria, que favorece a persistência do bacilo no hospedeiro.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9440
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.