Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9433
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliação da expressão de marcadores de proliferação e apoptose.pdf55.95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Avaliação da expressão de marcadores de proliferação e apoptose, em material bíopsia de pacientes portadores de Carcinoma basocelular único e múltiplo
Autor(es): Gollner, Angela Maria
Fernandes, Hamilton de Andrade
Carvalho, Milena Azevedo Ribeiro
Ito, Carolina de Almeida
Resumo: INTRODUÇÃO: O Carcinoma basocelular (CBC) é o câncer mais comum em humanos, tendo predileção pela cabeça e pescoço, e sua incidência vem aumentando nos últimos anos. Estudos utilizando recursos da biologia molecular e genética, associados à histomorfologia, permitem a identificação de fatores de risco no desenvolvimento de lesões mais recorrentes e agressivas e, propõem métodos mais eficazes de prevenção. OBJETIVO: correlacionar a expressão dos marcadores de apoptose (p53 e Bcl-2) e proliferação celular (Ki-67 e PCNA) com os indicadores histológicos de gravidade do tumor. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudados cinco amostras das formas nodular, morfeiforme e superficial, respectivamente, e um grupo controle com três pacientes livres de lesão. O teste de Mann Whitney foi utilizado na comparação da expressão destes marcadores com a forma de apresentação do CBC. RESULTADOS: A marcação do Bcl-2 foi expressiva nos CBCs ditos agressivos. A variante morfeiforme foi a que mais o expressou, seguida pela nodular. Dos tumores estudados 66,7% (10) expressaram fortemente o p-53 e nos controles um individuo o expressou fracamente na camada basal. Nossos resultados mostram maior expressão do Ki-67 no CBC nodular e superficial, sem expressão nos controles. O PCNA mostrou forte marcação em todos os tipos de tumores e nos controles. CONCLUSÃO: o Bcl-2 e a p-53 apresentam tendência para diagnosticar gravidade do Carcinoma Basocelular, e o Ki-67 por seu comportamento variável não pode ser considerado como marcador de gravidade, assim como o PCNA que não foi um bom marcador de proliferação celular. UNITERMOS: Carcinoma Basocelular, Neoplasias Cutâneas, Imunoistoquímica, Marcadores biológicos de tumor, Proteínas de Ciclo Celular, Apoptose.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9433
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.