https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9411
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As novas tecnologias da comunicação e da informação.pdf | 56.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As novas tecnologias da comunicação e da informação no panorama da inclusão digital |
Author: | Fuser, Bruno Rabelo, João Paulo Moreira Oroña, Bruna Siqueira |
Resumo: | O projeto denominado “As novas tecnologias da comunicação e da informação no panorama da inclusão digital”, sob coordenação do Prof. Dr. Bruno Fuser, volta-se para o estudo de experiências de combate à exclusão digital na Espanha e no Brasil, com os objetivos de verificar as principais características da ação de inclusão sociodigital em ambos os países e apresentar propostas de implementação de ações nesse sentido na região de Juiz de Fora. Dois planos de trabalho de iniciação científica foram desenvolvidos em 2007-2008 a partir deste projeto: “Telecentros comunitários de Juiz de Fora”, com o estudante João Paulo Moreira Rabelo, bolsista PIBIC/CNPq; e “Telecentros Educativos de Juiz de Fora”, com a aluna Bruna Siqueira Oroña, bolsista BIC/UFJF. O projeto integra as atividades do grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias, vinculado à linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação, do mestrado em Comunicação e Sociedade, da UFJF. Na cidade de Juiz de Fora, além da implantação de computadores nas escolas estaduais e municipais, são desenvolvidas com apoio do poder público duas iniciativas básicas para combater a desigualdade no acesso às novas tecnologias de comunicação e informação: os setores de Internet Popular, vinculados à Prefeitura, e as Escolas de Informática e Cidadania (EICs), mantidas pelo CDInfo (Comitê para Democratização da Informática de Juiz de Fora) em parceria com instituições diversas. Os objetivos, equipamentos e formas de uso das tecnologias nesses dois tipos de telecentros são bastante diferentes: nos setores de Internet Popular da Prefeitura os computadores são utilizados como apoio a pesquisas, acesso a serviços diversos, inscrição em concursos, mas também para o lazer – embora tenham restrições de navegação. Já o fundamento da ação das EICs é o oferecimento de cursos para capacitação básica para uso da internet e de programas comuns. A partir dos pressupostos de que o acesso às novas tecnologias da comunicação e da informação são um direito da população e de que o ambiente escolar pode se constituir em importante oportunidade para jovens que, habitualmente, não têm contato com a informática poderem utilizar tais equipamentos, visitamos dez das 96 escolas públicas municipais da cidade de Juiz de Fora e entrevistamos os professores de informática educativa que nelas trabalham, com a utilização de um roteiro semi-estruturado. A interpretação das entrevistas, todas gravadas e transcritas, permitiu que se chegasse a algumas conclusões: a informática educativa promove a cidadania, facilita a livre expressão dos alunos e a aprendizagem criativa, os alunos têm acesso a materiais que possibilitam ampliar o conhecimento, principalmente através de CD-Roms e sites educativos. Dependendo da atividade proposta, dá-se produção ou reprodução de conteúdo durante as aulas, e o uso do equipamento ocorre sempre com a intermediação das professoras, que, em algumas situações, buscam levar em conta as diferentes necessidades dos alunos. |
Abstract: | - |
Keywords: | - |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9411 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
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