Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9398
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Análise filogênica em espécies de Lippia SPP..pdf60.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Análise filogênica em espécies de Lippia SPP. (Verbenaceae) da Cadeia do Espinhaço-MG com o uso de caracteres moleculares
Autor(es): Viccini, Lyderson Facio
Queiroz, Camila de Sousa
Alves, Chrystian Junqueira
Sampaio, Fernanda
Machado, Marco Antonio
Yotoko, Karla
Resumo: O gênero Lippia é um dos principais gêneros da família Verbenaceae. O número de espécies é considerado próximo a 200 e grande parte destas sedestacam por suas propriedades medicinais. Dentro do gênero Lippia tem sido identificados problemas de delimitação taxonômica, como é o caso deL. rotundifolia e L. lacunosa, L. glandulosa e L. microphylla além de L. sidoides e L. salviifolia. O objetivo deste trabalho foi analisar filogeneticamente24 táxons com base em seqüências de DNA da região nuclear ITS e cloroplastidial TrnL-F, tab ab, tab cd e tab ef. Além disso, característicasmorfológicas e de número cromossômico associados aos dados moleculares foram utilizados para auxiliar na elucidação dos problemas taxonômicoscitados. Realizou-se a extração do DNA, amplificação e purificação das regiões de interesse e posterior seqüenciamento. As análises foram feitascom três métodos diferentes, máxima verossimilhança, máxima parcimônia e método bayesiano. Os resultados da árvore construída com dados daregião ITS revelaram ramos bem sustentados, dentre os quais destaca-se o que reúne todas as espécies estudadas da seção Goniostachyum,evidenciada pela análise bayesiana com 93% de probabilidade posterior e pela uniformidade do número cromossômico -2n=24. As outras duasseções, Zapania e Rhodolippia apareceram como parafiléticas. Os dados para a região de TrnL-F não demonstraram variabilidade suficiente para amaioria das seqüências. No entanto a árvore para a região TrnL-F tab ab permitiu considerar um ponto importante para a discussão dos problemastaxonômicos. O clado constituído pelas espécies L. corymbosa, L. lacunosa e L. rotundifolia- 99% de probabilidade posterior. Na árvore para a regiãoITS ocorreu o agrupamento de L. corymbosa e L. lacunosa com 93% de probabilidade posterior acentuando a hipótese de parentesco que asenvolve. Além da semelhança morfológica entre tais espécies, dados citogenéticos revelaram que as espécies L. lacunosa e L. rotundifolia possuem2n=56 e L. corymbosa 2n=28, o que corrobora a grande proximidade entre elas. Quanto ao problema envolvendo L. glandulosa e L. microphylla, osresultados obtidos indicam a existência de um complexo morfologicamente muito variado que leva a problemas na identificação dessas duasespécies. No caso de sinonimização de L. sidoides e L. salviifolia as análises para a região ITS revelaram grande complexidade uma vez que as trêspopulações analisadas de L. sidoides aparecem em ramos diferentes. É possível que a alta plasticidade fenotípica e a ampla ocorrência de L.sidoides possam explicar tal comportamento. De forma geral, o gene ITS permitiu a identificação de uma seção monofilética e reforçou aproblemática da seção Zapania, que se mostrou parafilética. Já o gene TrnL-F, apesar de limitado pela ausência de polimorfismo entre as espécies,revelou-se decisivo para a compreensão do parentesco que envolve L. corymbosa, L. lacunosa e L. rotundifolia.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9398
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.