https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9391
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análise de vídeos de movimentos produzidos por câmera digital.pdf | 59.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise de vídeos de movimentos produzidos por câmera digital e assistidos por computador |
Author: | Reinehr, Edson Eduardo Braga, Douglas de Oliveira Matos Reis, Ana Beatriz Oliveira |
Resumo: | O projeto objetiva investigar o uso pedagógico de programas de análise de vídeos disponibilizados gratuitamente na Internet e de máquinas digitais para o aprendizado de Mecânica com alunos de Ensino Médio. Objetiva-se estabelecer novas abordagens de aprendizado em Mecânica que privilegiam a aquisição e análise de dados mais do que a abordagem axiomática tradicional, aproximando o aprendizado das práticas de uso de computador já de domínio de estudantes daquela faixa etária. Foi estudado o software de análise e digitalização de vídeo AVIMECA, de autoria de Alain Legall, e foram investigados os processos de aquisição, registro e formatação de imagens digitais. As imagens produzidas em máquinas digitais precisam ser decodificadas para uso nos softwares de digitalização de imagens. Produziu-se um manual sintético de uso do software AVIMECA, e foi elaborado um roteiro descrevendo as técnicas de registro e aquisição de vídeos com máquinas digitais. Pretende-se ainda escrever um roteiro de atividades em aula para uso de estudantes e professores de Física no Ensino Médio, bem como elaborar planos de intervenção pedagógica usando os conhecimentos desenvolvidos para aplicação em um grupo piloto de estudantes. |
Abstract: | - |
Keywords: | - |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9391 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.