Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9391
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de vídeos de movimentos produzidos por câmera digital.pdf59.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: Análise de vídeos de movimentos produzidos por câmera digital e assistidos por computador
Author: Reinehr, Edson Eduardo
Braga, Douglas de Oliveira Matos
Reis, Ana Beatriz Oliveira
Resumo: O projeto objetiva investigar o uso pedagógico de programas de análise de vídeos disponibilizados gratuitamente na Internet e de máquinas digitais para o aprendizado de Mecânica com alunos de Ensino Médio. Objetiva-se estabelecer novas abordagens de aprendizado em Mecânica que privilegiam a aquisição e análise de dados mais do que a abordagem axiomática tradicional, aproximando o aprendizado das práticas de uso de computador já de domínio de estudantes daquela faixa etária. Foi estudado o software de análise e digitalização de vídeo AVIMECA, de autoria de Alain Legall, e foram investigados os processos de aquisição, registro e formatação de imagens digitais. As imagens produzidas em máquinas digitais precisam ser decodificadas para uso nos softwares de digitalização de imagens. Produziu-se um manual sintético de uso do software AVIMECA, e foi elaborado um roteiro descrevendo as técnicas de registro e aquisição de vídeos com máquinas digitais. Pretende-se ainda escrever um roteiro de atividades em aula para uso de estudantes e professores de Física no Ensino Médio, bem como elaborar planos de intervenção pedagógica usando os conhecimentos desenvolvidos para aplicação em um grupo piloto de estudantes.
Abstract: -
Keywords: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9391
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.