https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/939
File | Description | Size | Format | |
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mariainaciopeixotoquaresma.pdf | 565.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A dessacralização do passado em As Naus: a ficção parodística de Lobo Antunes |
Author: | Quaresma, Maria Inácio Peixoto |
First Advisor: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Referee Member: | Ferreira, Marcus Vinicius |
Referee Member: | Scher, Maria Luiza |
Resumo: | A desmistificação do passado português presente em As Naus, romance de António Lobo Antunes, a procura da identidade portuguesa pós-moderna e as consequências da descolonização africana para os retornados da guerra na sua difícil readaptação a Portugal. O autor recria, através de um jogo parodístico, o conceito de ser português. Como viveu em Angola durante o processo revolucionário de independência do país, transcreveu para sua obra os horrores de que foi testemunha. São desnudadas não somente a realidade da descolonização portuguesa na África, mas também a eclosão da luta contra a ocupação colonial e suas consequências para os portugueses e seus descendentes angolanos, que são obrigados a retornar a Portugal. Uma coletânea de registros desses retornados, sendo que muitos deles possuem, na narrativa, nomes de figuras ilustres de Portugal e do mundo. Esses personagens, porém, apesar de carregarem a identidade das personalidades históricas, são pessoas simples, quase sempre marginalizadas, que não conseguem prosperar em meio a nova sociedade portuguesa. Sobretudo através da paródia, o autor consegue fazer a aproximação de dois momentos completamente distintos da história portuguesa: o século XV, gloriosamente marcado pelas conquistas marítimas, e o século XX, período da descolonização. A problemática do romance pós-moderno revela-se justamente na construção de uma narrativa fragmentada, na presentificação do passado e sua consequente mistura de planos temporais, na multiplicidade de vozes, nos experimentalismos de linguagem, dentre outros. |
Abstract: | The demystification of the past, the search of Portuguese postmodern identity and the consequences of African decolonization for the ex-colons through the difficult process of readjustment to Portugal in the Portuguese novel As Naus, by António Lobo Antunes. The author recreates, through parody, the concept of being Portuguese. The author lived in Angola during the revolutionary process of independence of the country transcribing to his novel the horrors he witnessed. He shows not only the reality of Portuguese decolonization in Africa, but also the outbreak of the colonial occupation and its consequences for the Portuguese and their Angolan descendants, who are forced to return to Portugal. In the narrative, many of these returnees have names of famous Portuguese and world figures. In spite of carrying the identity of historical figures, these characters are very simple people. Often marginalized, they cannot thrive in Portuguese society. Particularly through parody, the author manages to combine two completely different moments of Portuguese history: the fifteenth century, gloriously marked by maritime conquests, and the twentieth century, the period of decolonization. The paradox of postmodern novels is revealed in the construction of a fragmented narrative, in the presentification of the past and its consequent mixing of temporal planes, in the multiplicity of voices and in experimentalism in language; among others. |
Keywords: | Literatura portuguesa Pós-modernismo Identidade Dessacralização Paródia Portuguese literature Post-modernism Identity Demystification Parody |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/939 |
Issue Date: | 16-Aug-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
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