Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9334
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedroaugustosilvamiranda.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Intimidade mediada: as estratégias narrativas do GloboNews Em Pauta na comunicação com o público
Autor(es): Miranda, Pedro Augusto Silva
Primeiro Orientador: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Membro da banca: Musse, Christina Ferraz
Membro da banca: Silva, Edna de Mello
Resumo: A pesquisa busca desenvolver como tema as estratégias narrativas jornalísticas audiovisuais na televisão por assinatura, especificamente, no programa “GloboNews Em Pauta”. O objetivo do trabalho é identificar, analisar e categorizar as estratégias narrativas utilizadas no “Em Pauta”, imerso na contemporaneidade em um ambiente convergente, hiperconectado e midiatizado, e estabelecer como essas estratégias atravessam o conteúdo jornalístico na construção e ofertas de sentidos nas telas. O estudo das estratégias narrativas se faz necessário, pois possibilita uma observação e entendimento dos recursos a que a televisão e o telejornalismo recorrem para dar suporte às narrativas jornalísticas. A partir da análise televisual (AT), proposta metodológica quali-quantitativa, identificamos 10 categorias de estratégias narrativas presentes no programa, mas que, não necessariamente são novas ou exclusivas do “Em Pauta”, sendo observadas em outros telejornais e programas telejornalísticos. Portanto, o estudo sobre as estratégias narrativas no “Em Pauta” contribui para as pesquisas sobre o telejornalismo no atual contexto comunicacional midiático.
Abstract: The research seeks to develop as a theme the audiovisual journalistic narrative strategies in pay television, specifically in the “GloboNews Em Pauta” television news program. The objective of this work is to identify, analyze and categorize the narrative strategies used in the “Em Pauta”, immersed in contemporaneity in a convergent, hyperconnected and mediatized environment, and to establish how these strategies cross the journalistic content in the construction and offerings of meanings in the screens. The study of narrative strategies is necessary because it allows an observation and understanding of the resources that television and television journalism use to support journalistic narratives. From the television analysis (T.A.), qualitative and quantitative methodological proposal, we identified 10 categories of narrative strategies present in the TV show, but which are not necessarily new or exclusive to “Em Pauta”, being observed in other television news programs. Therefore, the study of narrative strategies in the “Em Pauta” contributes to the research on telejournalism in the current media communication context.
Palavras-chave: Narrativas
Estratégias
TV por assinatura
Telejornalismo
GloboNews Em Pauta
Narratives
Strategies
Pay TV
Television news
GloboNews Em Pauta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9334
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.