Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9317
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
henriquegrimaldifigueiredo.pdf5.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010)
Autor(es): Figueredo, Henrique Grimaldi
Orientador: Ramos, Maria Lucia Bueno
Miembros Examinadores: Bonadio, Maria Claudia
Miembros Examinadores: Villas Bôas, Glaucia Kruse
Miembros Examinadores: Tavares, Paula Maria Guerra
Resumo: No contexto de uma modernidade avançada, o sistema capitalista de produção e circulação de mercadorias é reorganizado. Novos padrões e públicos consumidores surgem, assim como práticas inauditas que ratificam, em muitos casos, a substituição do objeto por sua imagem. Na era de um capitalismo artista responsável por estetizar e monetarizar quaisquer tipologias de produtos e experiências, um tema torna-se central: as economias estéticas da cultura. Utilizando a moda conceitual como estudo de caso, nomeadamente aquela produzida pelo britânico Alexander McQueen entre 1992 e 2010, este texto busca elucidar o funcionamento e os desdobramentos mercadológicos e estéticos deste fenômeno, pontuando no processo questões pertinentes como a artificação e a elaboração de um quadro sociológico desta comunidade, nos auxiliando a apreender tais formatações. Estruturado em três capítulos, este estudo recupera inicialmente questões relacionadas à estetização do cotidiano e sua aplicabilidade ao universo da cultura (arte e moda) para, posteriormente identificalas e discuti-las no contexto inglês da década de 1990. A composição de um redesenho social deste cenário nos permitirá, por fim, a experimentação de nossa hipótese: ao aplicarmos tais diálogos à criação de McQueen a partir de seus desfiles, passamos a tatear o tênue equilíbrio estabelecido entre estética e economia nas produções contemporâneas.
Resumen : In the context of an advanced modernity, the capitalist system of production and circulation of commodities is reorganized. New standards and public consumers emerge, as well as unprecedented practices that ratify, in many cases, the substitution of the object for its image. In the age of an artist capitalism responsible for aestheticizing and monetizing any typologies of products and experiences, a theme becomes central: the aesthetic economies of culture. Using conceptual fashion as a case study, namely the one produced by the British designer Alexander McQueen between 1992 and 2010, this text seeks to elucidate the functioning and the developments of this phenomenon, punctuating pertinent issues in the process as the artification and the elaboration of a sociologic framework of this community, helping us to learn such formatting. Structured in three chapters, this study initially retrieves questions related to the aestheticization of everyday life and its applicability to the universe of culture (art and fashion), and then identifies and discusses them in the English context of the 1990s. The composition of this social scenario will finally allow us to experiment our hypothesis: by applying such dialogues to the creation of McQueen from his fashion shows, we come to feel the tenuous balance established between aesthetics and economics in contemporary productions.
Palabras clave : Alexander McQueen
Artificação
Economias estéticas
Desfile
Mercado
Alexander McQueen
Artification
Aesthetic economies
Fashion shows
Market
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9317
Fecha de publicación : 14-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.