https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9279
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mapping the scientific research on the negative.pdf | 139.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mapping the scientific research on the negative aspects of the medical school learning environment |
Autor(es): | Cruz, Andrey O. da Oliveira, José G. de DiLalla, Lisabeth F. Tackett, Sean Ezequiel, Oscarina da Silva Lucchetti, Giancarlo |
Resumo: | OBJETIVO: Buscou-se entender o panorama dos artigos publicados sobre os ambientes de aprendizagem (AA) das escolas médicas em todo o mundo, com um foco explícito nos aspectos potencialmente negativos do AA como um esforço para identificar áreas específicamente necessitadas de remediação ou intervenção que poderiam evitar futuros comportamentos não profissionais, violência e maus-tratos entre estudantes e médicos. Métodos: Foi realizada uma análise bibliométrica em seis bases de dados eletrônicas (PubMed/Medline, Web of Science, Biblioteca Cochrane, Scopus, Eric-ProQuest e PsycInfo) até 31 de dezembro de 2016, incluindo 12 temas: ambiente de aprendizagem - geral, currículo oculto (negativo), comportamentos antiéticos, bullying/trote, violência, discriminação sexual, homofobia, racismo, discriminação social, discriminação de minorias, má conduta profissional e “outros" aspectos negativos. Resultados: Dos 9.338 artigos encontrados, 710 preencheram os critérios de inclusão. Os temas mais comuns foram LE geral (233 artigos), comportamentos não profissionais (91 artigos) e discriminação sexual (80 artigos). Aproximadamente 80% dos artigos foram publicados no século XXI. Conclusão: Há um claro aumento em artigos científicos sobre aspectos negativos da escola de medicina LE em periódicos de alta qualidade, especialmente no século XXI. No entanto, mais estudos são necessários para investigar aspectos negativos do LE com maior atenção aos desenhos de estudos experimentais, longitudinais e transculturais. |
Abstract: | Objective: We sought to understand the landscape of published articles regarding medical schools’ learning environments (LE) world-wide, with an explicit focus on potentially negative aspects of the LE as an effort to identify areas specifically in need of remediation or intervention that could prevent future unprofessional behaviours, burnout, violence and mistreatment among students and physicians. Methods: A bibliometric analysis was conducted in six electronic databases (PubMed/Medline, Web of Science, Cochrane Library, SCOPUS, ERIC-ProQuest and PsycINFO) through December 31, 2016, including 12 themes: learning environment – general, hidden curriculum (negative), unethical behaviours, bullying/hazing, violence, sexual discrimination, homophobia, racism, social discrimina-tion, minorities’ discrimination, professional misconduct, and “other” negative aspects. Results: Of 9,338 articles found, 710 met the inclusion criteria. The most common themes were general LE (233 articles), unprofessional behaviours (91 articles), and sexual discrim-ination (80 articles). Approximately 80% of articles were published in the 21st century. Conclusion: There is a clear increase in scientific articles on negative aspects of the medical school LE in high-quality journals, especially in the 21st century. However, more studies are needed to investigate negative LE aspects with greater attention paid to experimental, longitudinal, and cross-cultural study designs. |
Palavras-chave: | Ambiente de aprendizagem Educação médica Estudantes de medicina Ética Profissionalismo Learning environment Medical education Medical students Ethics Professionalism |
CNPq: | - |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.64.11.1050 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9279 |
Data do documento: | Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.