Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9266
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens.pdf624.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Autoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Franco, Gisele de Rezende
Rodrigues, Marisa Cosenza
Resumo: O Desenvolvimento Positivo dos Jovens (PYD) aborda a promoção da saúde de todos os adolescentes, visando potencializar suas capacidades e ressaltar as qualidades positivas desse período evolutivo, combinadas com recursos do ambiente e de pessoas significativas. Dentre tais qualidades, crenças de autoeficácia satisfatórias são essenciais para a obtenção de uma vida saudável, pois configuram-se como recursos promotores de uma adaptação positiva à vida adulta. Objetivou-se na presente revisão narrativa discutir relações entre crenças de autoeficácia e recursos desenvolvimentais em diferentes domínios sociais. Foram recuperados artigos nas bases de dados SciELO, PubMed, Web of Science, Scopus, CAPES e PsycINFO. Empregaram-se os termos de busca autoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens, sem delimitar um intervalo temporal. A produção científica é recente, sendo selecionados 19 estudos que associam autoeficácia e recursos do PYD, com predominância de estudos transversais, e amostras compostas especialmente por jovens do ensino médio. Entre os recursos encontrados, destacam-se competências acadêmicas, físicas, de carreira e suporte social. Isoladamente, autoeficácia e desempenho acadêmico contam com produções científicas mais expressivas, mas a associação entre essas variáveis demanda mais pesquisas. Estudos sobre autoeficácia e PYD são destacados e alguns horizontes são apontados na direção de futuras pesquisas.
Abstract: Positive Youth Development (PYD) addresses the promotion of the health of all adolescents, aiming to enhance their abilities and highlight the positive qualities of this period of development combined with resources from the environment and from signifi cant people. Among these qualities, satisfactory self-effi cacy beliefs are essential for achieving a healthy life, as they constitute resources that promote a positive adaptation to adult life. This narrative review aimed to discuss relationships between self-effi cacy beliefs and developmental resources in different social domains. Articles were retrieved from the SciELO, PubMed, Web of Science, Scopus, CAPES and PsycINFO databases. The search terms ‘self-effi cacy’ and ‘positive youth development’ were used, without delimiting the time interval. The scientifi c production was found to be recent, with 19 studies included that associated self-effi cacy and PYD resources. These were predominantly cross-sectional studies, with samples mainly composed of high school students. Among the resources found, academic, physical, career and social support skills were highlighted. Individually, self-effi cacy and academic performance presented more scientifi c productions, however, the association between these variables requires more research. Studies on self-effi cacy and PYD are highlighted and some horizons for future research are pointed out.
Palavras-chave: Autoeficácia
Desenvolvimento positivo
Adolescentes
Produção científica
Self-efficacy
Positive development
Adolescents
Scientifi c production
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.4-20pt
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9266
Data do documento: Out-2018
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.