https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9250
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O livro didático de história hoje.pdf | 527.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
Author: | Miranda, Sonia Regina Luca, Tania Regina de |
Resumo: | O artigo objetiva delinear uma breve radiografia do livro didático contemporâneo em função de algumas temáticas centrais que têm ocupado o cenário de investigações relativas ao saber histórico escolar, porém sob o escopo daquilo que se apresentou no interior dos processos de inscrição, triagem e avaliação das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo. |
Abstract: | The main objective of this article is to point out a brief radiography of contemporary Historic didactic books, analyzed from some central thematic present on the investigations related to educational knowledge. The example is formed by the book collection that participated on 2005 National Program of Didactics Books (PNLD), sponsored by Brazilian government. In order to compose a global categorization were used the results of the last History books evaluation, published in the beginning of 2004. The authors had participated in the execution of the whole process of evaluation. |
Keywords: | Livro didático de história PNLD Ensino de história History didactic books National Program of Didactic Books (PNLD) Teaching history |
CNPq: | - |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | - |
Institution Initials: | - |
Access Type: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9250 |
Issue Date: | 2004 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.