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Clase: Tese
Título : “Eu não brinco na hora de lição”: narrativas sobre sentidos produzidos por crianças em três escolas 'transformadoras' no Brasil e em Portugal
Autor(es): Veiga, Ana Lucia Werneck
Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Co-orientador: Fernandes, Rui Eduardo Trindade
Miembros Examinadores: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Carneiro, Reginaldo Fernando
Miembros Examinadores: Dickel, Adriana
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Resumo: Este trabalho traz o processo de imersão da pesquisadora em três escolas, uma no Brasil e duas no Exterior, em Portugal. A pesquisa teve como pergunta geradora: Como estudantes reconstróem suas experiências nos movimentos de três escolas em seus processos de superação do modelo instrucionista de ensino? Como objetivo geral, buscou-se verificar como estudantes reconstróem pela experiência sua participação nesses movimentos de superação? Como objetivos específicos, compreender como esses estudantes reconstróem sua participação, decisões, caminhos; como relacionam-se com os outros e como as escolas promovem possibilidades de opinião a eles; que movimentos cada escola (escola do Projeto Âncora, Escola da Ponte e Escola A Voz do Operário da Graça) fez/ faz para superar o modelo instrucionista de ensino; como pesquisadora, que marcas minhas vivências produziram sobre os objetos em movimento? Através do cruzamento de pesquisa bibliográfica e documental, observações e entrevistas, Roda de Conversa, além de acesso a materiais de estudo dos alunos, são recuperados no processo de narração pela pesquisadora os sentidos produzidos sobre esses movimentos, sobre as construções sociais que são estas escolas. Os sujeitos participantes foram quatro professores, um diretor pedagógico, nove estudantes com idades entre 9 e 13 anos. As imersões levaram a estudos sobre o ensinar e o aprender (KOHAN, 2003), a educação aberta (BRUNO, 2016c), a metodologia de projetos de aprendizagem (CHAVES, 2015), a autonomia (FREIRE, 1977, 2002; DEMO, 2010), a educação dialógica e as comunidades de aprendizagem (FLECHA, 1997), as formas escolares de relações sociais (PAULUS, 2013), a alteridade (MIOTELLO; MOURA, 2012), o Movimento da Escola Moderna (FERNANDES, 2003; GONZÁLES, 2002; NIZA, 2014, 2017, PAULUS, 2013), vivência e linguagem na perspectiva histórico-cultural (BAKHTIN, 2002,1992; BRUNER, 1997,1998, 2001; VIGOTSKI, 1935/ 2010, 1996, 2001, 2003), experiência (LARROSA 2015, 2010), cultura curricularizada e escola (SACRISTÁN, 2005; LAHIRE, 2008). A pesquisa mostrou que mesmo esses projetos que tentam superar o ensino instrucionista elaboram e produzem uma cultura curricularizada no processo de suas construções sociais. Foi possível verificar que para decidir, opinar, participar, foram produzidas “ferramentas fortes” (dispositivos pedagógicos) como formas de relações sociais particulares em que há esquemas de comunicação que são constitutivas de uma relação com o poder.
Resumen : This work brings the researcher immersion process in three schools, one in Brazil and two abroad, in Portugal. The research had as a generating question: How do students reconstruct their experiences in the movements of three schools in their processes of overcoming the instructional model of teaching? As a general objective, we tried to verify how students reconstruct from experience their participation in these movements of overcoming? As specific objectives, understand how these students reconstruct their participation, decisions, ways; how they relate to others and how schools promote possibilities of opinion to them; which moves each school (School of Anchor Project, School of Bridge and School The Voice of the Worker of Grace) did / does to overcome the instructional model of teaching; as a researcher, what have my experiences produced on moving objects? Through the cross-examination of bibliographical and documentary research, observations and interviews, Conversation Circle, in addition to access to student study materials, the senses produced on these movements are recovered in the process of narration by the researcher about the social constructions that these schools . Participating subjects were four teachers, one pedagogical director, nine students aged 9 to 13 years. The immersions led to studies about teaching and learning (KOHAN, 2003), open education (BRUNO, 2016c), the methodology of learning projects (CHAVES, 2015), autonomy (FREIRE, 1977, 2002, DEMO, 2010 ), dialogic education and learning communities (ARCHA, 1997), school forms of social relations (PAULUS, 2013), alterity (MIOTELLO and MOURA, 2012), the Modern School Movement (FERNANDES, 2003; GONZÁLES, 2002; NIZA, 2014, 2017; PAULUS, 2013), experience and language in the historical-cultural perspective (BAKHTIN, 2002, 1992; BRUNER, 1997, 1998, 2001; VIGOTSKI, 1935/2010, 1996, 2001, 2003), experience (LARROSA 2015, 2010), curricular culture and school (SACRISTÁN, 2005; LAHIRE, 2008). Research has shown that even these projects that attempt to overcome instructional teaching develop and produce a curricular culture in the process of their social constructions. It was possible to verify that "strong tools" (pedagogical devices) were produced as a form of private social relations in which there are communication schemes that are constitutive of a relationship with power.
Palabras clave : Desenvolvimento humano
Ensino fundamental
Educação escolar
Human development
Elementary education
School education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9224
Fecha de publicación : 20-ago-2018
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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