https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9161
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O significado da educação sexual na relação pais adolescentes.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O significado da educação sexual na relação pais/adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | The importance of sexual education in parents/adolescents relationship |
Autor(es): | Jesus, Maria Cristina Pinto de |
Resumo: | Trata-se de um estudo fundamentado na Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz, o qual teve como propósito compreender o típico da ação de pais e adolescentes frente à educação para a vida sexual. Os depoimentos obtidos por meio de entrevista fenomenológica permitiram a compreensão dos tipos vividos "pais que educam adolescentes para a vida sexual" e "adolescente que é educado para a vida sexual". A análise comparativa entre esses dois tipos constituídos possibilitou identificar a necessidade de implementação do diálogo sobre a vida sexual na relação pais/adolescentes, com vistas a iniciação sexual segura e feliz. A teoria compreensiva da ação social de Schütz foi apresentada, nesse estudo, como uma estratégia de educação em saúde, ao considerarmos, como aponta esse autor, a necessidade de se buscar junto à pessoa seus motivos existenciais, que levam a um comportamento social frente às questões sexuais. |
Abstract: | This study had as reference the phenomenological sociology of Alfred Schütz. This author had as purpose understanding parents and adolescents' behavior towards sexual education. The phenomenological interview, used to gather data from parents and youngsters, allowed the understanding of the types: "parents who educate adolescents for sexual life" and "adolescents who are educated for sexual life". The comparative analyses of these two types showed the need of implementing a dialog about sexual life among parents and teenagers enabling the youngsters to have a satifying and safe sexual initiation. The comprehensive social action theory by Schütz was presented, in this study as an educational health strategy According to the author, there is a need of considering the person's inner existential preoccupations in order to understand his/her social behavior towards sexual matters. |
Palavras-chave: | Educação sexual Educação em saúde Enfermagem Fenomenologia Sexual education Health education Nursing Phenomenology |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671999000300015 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9161 |
Data do documento: | Set-1999 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.