Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/911
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
armindaaureliarodriguesalcantara.pdf4.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Biblioteca escolar: um espaço de aprendizagem
Author: Alcântara, Arminda Aurélia Rodrigues
First Advisor: Dutra , Rogéria Campos de Almeida
Referee Member: Polon, Thelma
Referee Member: Paula, Kelmer Esteves de
Resumo: A presente Dissertação analisa duas Bibliotecas Escolares da rede estadual de Minas Gerais com o objetivo de averiguar se elas estão sendo usadas como recurso pedagógico a favor do processo ensino-aprendizagem ou não. Parte-se da hipótese de que o uso da Biblioteca Escolar como recurso pedagógico potencializa os resultados educacionais da escola averiguados através das avaliações externas. Dois foram os focos nos serviços oferecidos pelas Bibliotecas Escolares: formação do leitor e orientação à pesquisa escolar. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso. Assim, o primeiro momento foi de observação in loco, leitura dos documentos escolares - Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar - e recolhimento de informações estruturais das Bibliotecas Escolares e das Escolas. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e as Professoras para o Ensino e Uso da Biblioteca (PEUB) e busca de referencial teórico. Chegou-se à conclusão de que quanto mais pedagogicamente explorada a Biblioteca Escolar, melhores são os resultados apresentados pelas escolas nas avaliações externas, ainda que não se tenha quantificado esta melhora. Por fim, tentando potencializar o processo ensino-aprendizagem nos aspectos deficitários detectados no trabalho da Biblioteca Escolar de cada unidade escolar pesquisada, foi elaborado o Plano de Ação Educacional (PAE). Foram propostos dois PAE: 1) PAE pela via governamental da Escola da Escola; e 2) PAE pela via governamental da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre.
Abstract: The present dissertation analyzes two School Libraries of the Minas Gerais state system in order to check if they are being used as a pedagogical resource in favor of the learning process or not. We begin from the hypothesis that the use of the School Library as a pedagogical resource potentiates the school’s educational results that are investigated by external evaluations. There were two focuses on services offered by the Libraries: formation of the reader and the orientation of the school research. The employed methodology was the case study. That way, the first moment was the observation in loco, the reading of school documents – Pedagogical Political Project and School Regiment -, and the pickup of structural information about the Libraries and schools. Afterwards, were realized semi structured interviews with the managing team and the Teachers for the Tuition and Use of the Library (PEUB in Portuguese) and also the search for theoretical referential. We came to the conclusion that more the libraries are pedagogically explored, better are the results presented by schools in external evaluations, even though this improvement has not been quantified yet. Finally, trying to potentiate the learning process on the deficient aspects detected in the work of the School Library of each school unit researched, was elaborated the Educational Action Plan (PAE in Portuguese). Were proposed two PAE: 1) PAE through the governmental pathway of the School of the School (Escola da Escola in Portuguese); e 2) PAE through the governmental pathway of the Regional Education Secretary of Pouso Alegre.
Keywords: Biblioteca Escolar
Professor para o Ensino e o Uso da Biblioteca
Contação de Histórias
Pesquisa Escolar
School Library
Teachers for the Tuition and Use of the Library
Storytelling
School Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/911
Issue Date: 18-Jan-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.