Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/910
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciliamariaaraujomota.pdf736.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Programa de formação continuada dos professores do estado do Rio de Janeiro: o papel do docente
Autor(es): Mota, Lucilia Maria Araujo
Primeiro Orientador: Sanábio , Marcos Tanure
Membro da banca: Machado, Márcia Cristina da Silva
Membro da banca: Abreu, Júlio César Andrade de
Resumo: Esta pesquisa de cunho qualitativo se propõe a investigar o desenho e a implementação da Formação Continuada de Professores do Estado do Rio de Janeiro oferecida aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, na modalidade semipresencial, ministrado pelo Cecierj a partir de 2011. Tal programa é uma das estratégias utilizadas pela SEEDUC/RJ para alcançar a melhoria na qualidade da educação e atingir uma das cinco melhores colocações no IDEB, no ranking estadual, até 2014. A pesquisa se constituiu de entrevistas semiestruturadas aos formuladores do programa e de questionário fechado a 50 professores participantes no âmbito da Regional Serrana I. A partir do suporte teórico pautado em autores como NOVOA, IMBERNÓN, TARDIF, FULLAN e HARGREAVES foi traçado um plano de ação para a otimização da política de formação. Para tanto, propõe-se não só o fortalecimento de toda a equipe pedagógica da escola como a adição dentre os formuladores do programa de um novo ator, a Diretoria Regional Pedagógica.
Abstract: This qualitative research proposes to investigate the design and implementation of the Continued Teacher Formation of the State of Rio de Janeiro offered to Portuguese Language and Mathematics teachers on a semi present basis, by Cecierj from 2011 on. Such program is one of the strategies utilized by SEEDUC/RJ to improve the quality of education and to reach one of the five highest positions at the state ranking of IDEB by 2014. The research was constituted of semi structured interviews with those who created the program and of a survey applied to 50 teachers who took the course at Regional Serrana I. From the theoretical support of authors such as NOVOA, IMBERNON, TARDIF, FULLAN and HARGREAVES we were able to trace an plan of intervention to optimize the policy of formation. In order to achieve it, we propose not only a strengthening of the school pedagogical team, but also the addition of a new actor into the program, the Regional Pedagogical Coordination.
Palavras-chave: Formação Continuada
Avaliação Externa
Papel do Professor
Continued Formation
External Evaluation
Teachers’ role
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/910
Data do documento: 17-Jan-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.