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dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763809U0pt_BR
dc.contributor.referee2Innocêncio, Mariângela Tostes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130670U1pt_BR
dc.creatorMaciel, Willians Kaizer dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235629U4pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:34:51Z-
dc.date.available2016-03-01-
dc.date.available2016-03-03T14:34:51Z-
dc.date.issued2013-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/897-
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify what the impact on upper secondary quality learning is produced by the public resources application to education, using as a parameter the Basic Education Development Index (Ideb in Portuguese) in the period from 2005 to 2011. This case study aims to examine if the efficiency of public investments in education is predominant in the Ideb variation for this education level. This research considers for the data analysis the Public Investment in Education data and the Ideb for the State Schools in all Federation Units in Brazil. In this study the databases analysed are from the National Institute of Educational Studies and Researches (Inep) and the Education Public Budget Information System (Siope in Portuguese). Also the literature review about the topic is presented in this research. Using statistical and mathematical tools the data and the information collected and produced in this study are examined on quantitative analysis. This research contributes as a tool for educational public policies formulation, implementation, monitoring and evaluation as regarding to quality learning and education investments.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a identificar qual o impacto que a aplicação de recursos públicos educacionais produz na qualidade de aprendizagem no Ensino Médio utilizando como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no período de 2005 a 2011. Objetiva-se, neste estudo de caso, verificar se a eficiência dos investimentos financeiros públicos na área educacional é preponderante na variação do Ideb para essa etapa de ensino. Para esta pesquisa, consideram-se as informações do Investimento Público em Educação e do Ideb apenas da Rede Estadual de Ensino em todas as Unidades da Federação para a análise dos dados. Para a produção deste texto, são realizadas consultas a várias bases de dados, entre elas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Sistema de Informações sobre Orçamento da Educação Pública (Siope), além das literaturas referentes ao tema. Os dados e informações coletados e produzidos são tratados por meio de análise quantitativa utilizando ferramentas estatísticas e matemáticas. Esta pesquisa contribui como um instrumento para auxiliar na elaboração, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas educacionais no que se refere à qualidade de ensino e aos investimentos em educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectInvestimentos Públicospt_BR
dc.subjectUpper Secondarypt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectPublic Investmentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImpacto dos investimentos financeiros na rede estadual do ensino médio e a sua relação com o índice de desenvolvimento da educação básica – IDEBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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