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Clase: Dissertação
Título : Lista de checagem para avaliação da saída de blocos de jovens atletas do atletismo
Autor(es): Souza, Renato Siqueira de
Orientador: Lima, Jorge Roberto Perrout de
Miembros Examinadores: Dias, Bernardo Miloski
Miembros Examinadores: Pereira, José Augusto Rodrigues
Resumo: O objetivo do presente estudo foi a elaboração, validação e aplicação de uma lista de checagem para avaliação da saída de blocos de jovens atletas do atletismo. Participaram do estudo 29 atletas do atletismo (14 do sexo feminino e 15 do sexo masculino), com média de idade 14,10 ± 0,96 anos, tempo de treinamento 29,59 ± 22,32 meses, massa corporal 55,34 ± 9,28 kg e estatura 148,75 ± 38,62 m de 3 equipes do estado de Minas Gerais: Clã Delfos, Cria Lavras e UFJF. Participaram também 13 especialistas (professores, treinadores) com experiência em atletismo com treinamento, ensino de graduação e pesquisa. Após contato com os centros de treinamento, as filmagens dos atletas realizando saída de blocos aconteceu em um dia. Posteriormente, por e-mail, foi enviado para os especialistas a lista de checagem inicial, depois a final, bem como o questionário de validade de conteúdo e demais etapas da pesquisa. Para o tratamento estatístico, foram utilizados os softwares Excel, com o qual foram realizadas as tabelas para características gerais da amostra e para definição da lista de checagem final e o SPSS 20, com o qual foram realizados os índices de correlação intraclasse. Os resultados obtidos apontaram que a lista de checagem é um instrumento que possui clareza e descrição adequada, 60% muito fácil de entender e 40% fácil de entender, com relação a pertinência técnica do conteúdo 40% muito adequado e 60% adequado e com relação a ser utilizada como instrumento de pesquisa 40% muito viável, 40% viável e 20% pouco viável. As correlações inter-avaliadores na etapa de confiabilidade foram 0,81 na primeira avaliação, 0,74 na segunda avaliação e 0,89 comparando primeira e segunda avaliação, confirmando a reprodutibilidade do conteúdo de acordo com os níveis de significância adotados. As correlações intra-avaliador também foram satisfatórias, sendo que somente um dos avaliadores apresentou índice abaixo do indicado pela literatura 0,57; 0,92; 0,89; 0,92; 0,76. Concluímos que a lista de checagem é um bom instrumento para avaliação da saída de blocos de jovens atletas e que jovens atletas, na execução da saída de blocos, têm pouca dificuldade nas fases “Às suas marcas” e “Partida” (tiro de partida) e maior dificuldade na fase “Prontos”. Nessa fase, os principais erros são o tronco não estar inclinado e as mãos não estarem adiantadas em relação aos ombros.
Resumen : The objective of the present study was the construction, validation and application of a checklist for evaluation of the starting blocks. Participated of the study 29 athletes, 14 females, 15 males, mean age 14.10 ± 0.96 years, mean training time 29.59 ± 22.32 months, body mass 55.34 ± 9.28 kg and stature 148.75 ± 38.62 m from 3 teams from the state of Minas Gerais: Clã Delfos, Cria Lavras and UFJF. Thirteen specialists (teachers, trainers) with experience in athletics with training, graduation and research also participated. After contact with the training centres, filming the athletes performing starting blocks happened in 1 day, later via email was sent to the experts the initial checklist, then the final, as well as the content validity questionnaire and other stages of the research. For the statistical treatment, the software Excel was used, with which the tables for general characteristics of the sample and for the definition of the final checklist and the SPSS 20 were performed, with which the intraclass correlation indexes were performed, as suggested by the literature as the indicated test for this type of study. The results obtained indicate that the checklist is an instrument that has clarity and adequate description, 60% is very easy to understand and 40% is easy to understand, with respect to the technical relevance of the 40% very adequate content and 60% adequate and relative to be used as a research tool 40% very viable, 40% viable and 20% not very viable. In the reliability and reliability stage, 0.81 in the first week, 0.74 in the second week and 0.89 in the first and second week, confirming the reproducibility of the content according to the levels of significance adopted, as suggested by the literature. The intra-rater correlations were also satisfactory, with only one of the evaluators presenting an index below the one indicated in the literature 0.57; 0.92, 0.89; 0.92; 0.76. We conclude that the checklist is a good tool for evaluating the start blocks of young athletes, the phases “On your marks” and “Start” (starting shot) the presents little difficulty, the greater difficulty is the “Set” phase, presenting as main errors the trunk not be bent and your hands not be advanced in relation to the shoulders.
Palabras clave : Corrida de velocidade
Técnica de saída
Instrumento de avaliação
Sprint
Starting blocks technique
Evaluation instrument
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8944
Fecha de publicación : 18-dic-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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