https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8942
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edjanemotadeassuncao.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Grupo de professores em um projeto de feiras de matemática: contribuições para a prática docente |
Autor(es): | Assunção, Edjane Mota de |
Primeiro Orientador: | Escher, Marco Antônio |
Membro da banca: | Silva, Viviane Clotilde da |
Membro da banca: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Membro da banca: | Oliveira, Fátima Perez de |
Membro da banca: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Resumo: | Esta pesquisa, visando à prática pedagógica num contexto de interação, tem como escopo a questão – Como é o envolvimento de um grupo de professores de matemática em um projeto de Feiras de Matemática e como eles atuam nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio? Sendo o objetivo geral, investigar como esse grupo se envolve no projeto de Feiras de Matemática, bem como discutir o modo como atuam em sua prática docente. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se de observações, questionários e entrevistas com o grupo de professores que, juntamente com seus alunos, realizaram as Feiras nas suas respectivas escolas das redes municipal e estadual da cidade de Juiz de Fora (MG). O instrumento de análise e interpretação dos dados aconteceu a partir do processo da Pesquisa-ação, numa abordagem da pesquisa qualitativa, quando vivenciei toda a realização das Feiras como pesquisadora e como professora. A fase de formação do grupo de pesquisa-ação concretizou-se com a parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Nessa perspectiva, perpassaram este estudo os seguintes objetivos específicos: investigar a participação dos professores ao desenvolverem uma proposta de Feiras de Matemática como ferramenta de trabalho compartilhado; identificar até que ponto as Feiras de Matemática contribuem para o desenvolvimento do conhecimento matemático, como a prática docente é organizada e como são suas estratégias pedagógicas; apresentar as concepções de Feiras de Matemática; compreender as expectativas que as Feiras de Matemática podem provocar nos alunos e nos professores acerca do ensino/aprendizagem da matemática, numa vertente de Educação Matemática. Após a análise dos dados verificamos que os professores perceberam não só o significado em realizar a Feira, mas também o efeito positivo de suas atividades nas aulas de matemática. Temos indícios de que os professores que se propuseram a realizar as Feiras envolveram-se e interagiram com os alunos, demonstrando-se motivados e dispostos na construção conjunta dos trabalhos, em sala de aula. |
Abstract: | This research, aimed at the pedagogical practice in an interaction context, has the scope to investigate the involvement of a group of mathematics teachers in a project of Mathematical Fairs, seeking to discuss how these teachers act in the final years of primary and secondary education and how they got involved in this project. The qualitative research was developed through observations, questionnaires and interviews with the group of teachers who, together with their students, held the Fairs in their respective municipal and state schools in the city of Juiz de Fora (MG). The instrument of analysis and interpretation of the data happened from the process of Action Research, in a qualitative research approach, when I experienced all the Fairs as a researcher and as a teacher. The formation phase of the action research group was achieved through a partnership between the Federal University of Juiz de Fora and the State Secretariat of Education of Minas Gerais. From this perspective, the following objectives were pursued in this study: to investigate the participation of teachers in developing a proposal of Mathematical Fairs as a shared work tool; to identify the extent to which the Mathematics Fairs contribute to the development of mathematical knowledge, how the teaching practice is organized and how their pedagogical strategies are; present the conceptions of Mathematics Fairs; understand the expectations that Mathematics Fairs can provoke in students and teachers about teaching / learning of mathematics, in a Mathematical Education field. After analyzing the data, we verified that the teachers perceived not only the meaning of the Fair, but also the positive effect of their activities in math classes. It was felt that the teachers who proposed to hold the Fairs were involved and interacted with the students, demonstrating their motivation and willingness to work together in the classroom. |
Palavras-chave: | Feiras de matemática Prática docente Ensino/aprendizagem Educação matemática Mathematics trade shows Teaching practice Teaching/learning Mathematical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8942 |
Data do documento: | 13-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.